Ministro da Saúde dará aula inaugural do CEABSF

Publicado em Notícias - 19 de Fevereiro de 2008

Na próxima quinta-feira, 28 de fevereiro, às 14 horas, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, profere a aula inaugural da primeira turma do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF) na modalidade educação a distância. O Ministro da Educação, Fernando Haddad também vai participar da aula inaugural.  O evento, fechado, acontece das 14 às 15 horas, na sala de videoconferência do Nescon, na Faculdade de Medicina da UFMG. A aula será transmitida em telão instalado na sala 22, no térreo da Medicina.

Haverá interação, via internet, com os oito Pólos Municipais de Apoio à Educação Superior, ligados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os pólos são Araçuaí, Campos Gerais, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Formiga, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Uberaba.

Mais tarde, às 16 horas, o ministro Temporão participa da formatura das turmas Gama e Delta do curso de especialização em Saúde da Família, o BHVida, embrião do novo curso a distância. A formatura será no Grande Teatro do Dayrell Minas Hotel.

800 vagas em 2008
A especialização em Atenção Básica em Saúde da Família terá 400 alunos na primeira turma e abrirá mais 400 vagas no segundo semestre (há possibilidade de outras 400 até o início de 2009). O curso é uma pós-graduação latu sensu, certificada pela UFMG, com tutoria local (cidades-pólo) e a distância (coordenação central no Nescon). Dirigido a médicos, cirurgiões dentistas e enfermeiros integrantes de equipes de Saúde da Família de Minas Gerais, o curso é financiado pelo Ministério da Saúde, Ministério da Educação/UAB e BNDES.

O BHVida é promovido desde 2001 na modalidade presencial e formou, em quatro turmas, mais de 900 médicos e enfermeiros ligados à saúde da família em Belo Horizonte. No dia 28 de fevereiro serão diplomados 383 profissionais.

Comunicação Nescon e Cedecom UFMG
(31) 3409-9673 nescon@medicina.ufmg.br