MS eleva valor da bolsa do Provab

Publicado em Diversos - 15 de julho de 2013

O Ministério da Saúde (MS) aumentou o valor da bolsa do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) de R$ 8 mil para R$ 10 mil. O reajuste – anunciado no último dia 12 de julho – começa a valer em setembro desse ano.

“Esse é mais um estímulo para que os médicos continuem neste programa, que garante a formação com acompanhamento da universidade e que levou quase 4 mil profissionais para municípios do interior e periferias das grandes cidades. Queremos manter essa iniciativa, para melhorar a formação dos médicos com sua atuação mais perto da população e fazer com que o atendimento no interior e periferias seja de maior qualidade”, destaca o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Em todo o país, 3.568 médicos, sob supervisão de universidades e hospitais, atuam pelo Provab em regiões carentes de 1.260 municípios brasileiros. São 2.092 profissionais em 618 cidades da Região Nordeste; 780 médicos em 321 municípios do Sudeste; 303 profissionais em 150 municípios do Sul; 212 médicos em 84 municípios e dois distritos sanitários especiais indígenas (Dseis) no Centro-Oeste; e 181 em 80 municípios e dois Dseis na Região Norte.

Segundo o Ministério da Saúde, com a medida, o investimento no programa passará de R$ 30,7 milhões para R$ 38 milhões. Além da bolsa, o Provab garante ao profissional – caso cumpra a carga horária, preencha seus requisitos e seja aprovado na avaliação final – aumento de 10% na pontuação nos exames de residência médica. Outro benefício é a especialização gratuita em Atenção Básica em Saúde da Família.