Até 13 de maio, estão abertas as inscrições ao edital do Programa Mulheres na Ciência. Fruto de parceria entre a UNESCO, Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a empresa L´ORÉAL, a premiação, que chega a sua 8ª edição, busca incentivar a presença feminina no cenário científico, garantir a visibilidade e fomentar o trabalho das pesquisadoras.
O prêmio é destinado a mulheres das áreas de Ciências da Saúde, Biológicas e Biomédicas; Ciências Físicas, Matemáticas e Químicas. Podem concorrer cientistas que tenham concluído o doutorado a partir de janeiro de 2007 e que se proponham a realizar os projetos em instituições brasileiras de ensino.
Inscrições
Para participar, as candidatas devem preencher a ficha de inscrição por meio do link http://loreal.abc.org.br/. Em seguida, anexar ao formulário, os arquivos em PDF – declaração de concordância das instituições que desenvolverão a pesquisa; e o projeto de pesquisa incluindo referências bibliográficas. Confira aqui as instruções para formatação do trabalho.
Serão, no total, sete pesquisadoras premiadas que, durante um ano, receberão bolsa de U$ 20 mil para desenvolverem seus projetos.
Os trabalhos selecionados serão conhecidos em agosto e as bolsas concedidas em setembro, durante cerimônia de premiação.
Programa Mulheres na Ciência
Em 14 anos de existência, a iniciativa premiou 72 cientistas de 30 países diferentes. A versão brasileira do programa nasceu em 2006, com o nome Para Mulheres na Ciência e já premiou 47 jovens cientistas, entre elas as brasileiras Carolina Cavalieri Gomes, professora de patologia da UFMG; Belita Koiller, física da UFRJ; e a astrofísica Beatriz Barbuy, da USP.
Até o final deste ano, serão contempladas pelo programa 1729 mulheres cientistas de mais de cem países.
Outras informações pelo e-mail loreal@abc.org.br.