NASFs terão número de profissionais ampliado

Publicado em Notícias - 7 de julho de 2011

equipeOs Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) terão número de especialidades ampliado. A idéia é acrescentar aos 13 profissionais que já integram os Núcleos – psicólogo, assistente social, farmacêutico, entre outros – especialistas como veterinário e médico sanitarista. O indicativo foi dado ontem pelo Ministério da Saúde, que levará o tema no próximo dia 28 à reunião tripartite – encontro periódico entre representantes dos municípios, estados e União para pactuar estratégias de atenção à saúde no país. A medida integra a Nova Política Nacional de Atenção Básica, anunciada em 15 de junho.

“Esse trabalho interdisciplinar é importante principalmente do ponto de vista da promoção da saúde, porque permite conhecer o sujeito com um todo e inserido em seu contexto social”, declara Gisele Saporetti, tutora do Programa Ágora. “A entrada do médico veterinário, por exemplo, é muito relevante, pois vai permitir o controle e identificação de zoonozes em uma determinada comunidade. E, mantendo o ambiente saudável, as pessoas adoecem menos”, explica a tutora, que orienta educadores físicos vinculados NASFs que freqüentam o Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, do Nescon.

A ampliação do leque de profissionais nos NAFS será acompanhada pela simplificação dos critérios de implementação dessas estruturas pelo país. Atualmente, eles são classificados nas modalidades I, II e III. O tipo I, por exemplo, deve ser composto por pelo menos 5 profissionais de saúde de nível superior, além de vinculado a no mínimo 8 e, no máximo, 20 Equipes de Saúde da Família. Com as mudanças em análise, o NASF I terá que obedecer a apenas um critério: ter mais de sete equipes de Saúde da Família vinculadas a ele. A iniciativa pretende incentivar a abertura e manutenção dos NAFs pelas secretarias municipais de saúde.

Sobre os núcleos

Instituídos em 2008 pelo Ministério da Saúde, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família reúnem profissionais de diversas áreas para dar suporte ao trabalho desenvolvido pelas Equipes de Saúde da Família. Nos Núcleos, os profissionais desenvolvem atividades como consultas, diagnósticos conjuntos e ações de educação em saúde junto à população.

Atualmente, o país conta com 1.371 NASFs, que são mantidos pelos municípios com apoio financeiro do Governo Federal.

Comunicação Nescon com informações do Portal Saúde

comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br