Nescon abre mais 400 vagas para Saúde da Família

Publicado em Notícias - 28 de Abril de 2009

Novas inscrições para o Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (lato sensu, modalidade a distância) estarão abertas de 4 a 23 de maio. O curso é destinado a enfermeiros, cirurgiões-dentistas e médicos vinculados a equipes do Programa de Saúde da Família, Saúde Bucal ou Programa de Agente Comunitário de Saúde.

Ao abrir mais 400 vagas para a especialização, o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG (Nescon) atende a demanda do Ministério da Saúde de formação em larga escala: o objetivo do MS é qualificar, até 2011, 52 mil especialistas em saúde da família.

As turmas são divididas em grupos de 25 alunos, com suporte dos Polos Municipais de Apoio Presencial à Educação Superior da Universidade Aberta do Brasil (UAB), onde será a seleção e as atividades presenciais e semipresenciais. Os polos estão localizados em Araçuaí, Belo Horizonte, Campos Gerais, Corinto, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Uberaba. Nesta edição do curso, 50 vagas estão reservadas aos profissionais da rede básica de saúde do município de Belo Horizonte (SUS-BH).

A ficha de inscrição estará disponível neste site  a partir de  4 de maio e deverá ser enviada, junto com a documentação que consta no edital, por correio. O endereço da secretaria de cursos do Nescon é avenida Alfredo Balena, 190, sala 716, bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte, MG (CEP: 30130-100). O material deve ser enviado com Aviso de Recebimento (AR). A seleção dos candidatos incluirá análise de currículo e entrevista. Mais informações pelo telefone (31) 3409 9685 ou pelo e-mail secretariacursos@nescon.medicina.ufmg.br.

1.200 alunos
O curso já ofereceu 800 vagas, divididas nos pólos municipais da UAB, com mais uma turma em Belo Horizonte. Com a abertura do novo edital, a iniciativa totalizará 1.200 alunos em atividade. Este é o maior contingente de capacitação em saúde da família, de uma só vez, em todo o país. O curso não representa custo para o aluno, já que é financiado pelo Ministério da Saúde, pelo Ministério da Educação e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Participam as faculdades de Educação, Medicina e Odontologia e a Escola de Enfermagem da UFMG e o Centro de Apoio à Educação a Distância – Caed. A especialização integra o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB e a Universidade Aberta do SUS – UNA-SUS.

Comunicação Nescon
(31) 3409-9790  comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br