Nescon apresenta material educativo sobre Influenza

Publicado em Diversos - 3 de Março de 2010

Será apresentado em evento amanhã, em Brasília, a primeira versão do material educativo Influenza: aprender e cuidar sem banalizar ou superestimar.

Concebido nos mesmos moldes do kit dengue decifra-me ou devoro-te, o conteúdo inclui textos, referências, imagens, vídeos  e apresenta os principais aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos da Síndrome Gripal e Influenza Pandêmica (H1N1) 2009. Aborda ainda as medidas de controle e imunização, além de delinear aspectos gerais da organização de serviços.  Completando esse conjunto, há também uma avaliação formativa online com questões, extraídas de um banco de dados montando com 150 perguntas.

Desenvolvido pelo Nescon,  em parceria com Ministério da Saúde (MS), o material é voltado para profissionais e estudantes das áreas de saúde.

No encontro, marcado para 9 horas, que terá abertura do ministro da Saúde José Gomes Temporão, será apresentada a Estratégia Nacional de Enfrentamento da segunda onda da Influenza Pandêmica (H1N1)2009. Francisco Eduardo de Campos,  Secretário da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde  também participa do encontro, onde apresenta  a  Estratégia Nacional para a atualização dos profissionais de saúde.

A reunião, que também terá participação de representantes de instituições de educação da área de medicina, enfermagem e odontologia de todo o país, pretende estabelecer parcerias interinstitucionais para o enfrentamento de uma possível pandemia. “Nesse encontro vamos divulgar o material educativo desenvolvido pela UFMG, cujo  principal objetivo é auxiliar na capacitação dos profissionais  e estudantes que vão atuar na assistência à saúde”, ressaltou Edison Corrêa, coordenador do projeto na UFMG.

A estimativa é que se produza cerca de 600 mil exemplares do material, que serão distribuídos pelo MSa médicos, enfermeiros,  instituições de ensino e secretarias de saúde de todo o país. Brevemente também estará disponível para download.

A equipe desenvolvedora é composta pelos professores da UFMG  Edison Corrêa (Nescon), Márcio Bunte (Laboratório de Ciência da Computação), Regina Lunardi (Departamento de Pediatria) e Ênio Pietra (Departamento de Clínica Médica), além de Sara Lança (pedagoga) e Marcelo Reggiane (designer).  Também integram a equipe representantes da área técnica do Ministério.

Veja a programação

Redação: Zirlene Lemos- Jornalista