Nescon completa 25 anos

Publicado em Notícias - 12 de novembro de 2008

São vinte e cinco anos de apoio à consolidação do SUS no país, atuando em alguns de seus mais relevantes pilares de sustentação: gestão e atenção à saúde, qualificação de profissionais, controle sanitário – tudo isso acreditando na capacidade que tem o conhecimento de transformar o mundo e as pessoas. Assim pode ser descrita a história do Núcleo de Educação em Saúde coletiva (Nescon), contada na publicação Nescon 25 anos: qualidade e pertinência – retrospectiva 1983 – 2008. O lançamento, marcado para a próxima quinta-feira (13), vai contar com a presença do Reitor da UFMG, Ronaldo Penna; do diretor da Faculdade de Medicina, Francisco Penna, entre outras autoridades. O evento, que é fechado, integra a programação do 1º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina, que vai de 12 a 15 de novembro.

“Toda celebração nos leva a balanços… Vive-se um período de retrospectivas, de metas alcançadas e muita coisa a se planejar”, acredita Edison Corrêa, coordenador em exercício do Nescon.  “O Nescon é um jovem maduro… É um viver coletivo. Nesses 25 anos tantas pessoas contribuíram para a construção do Nescon que esta publicação é até mesmo uma maneira de homenageá-las, além do registro histórico”, completa.

Histórico de vanguarda e militância
Foi no ano de 1983, ainda sob um clima de repressão – já que o Brasil ainda vivia sob Regime Militar (1963-1985) – que nasceu o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de MG – Nescon – cuja história se confunde com a da própria consolidação da saúde coletiva no Brasil.

Havia, à época, um projeto de redemocratização do setor saúde, em curso desde a década de 70, que criticava o Regime Militar e objetivava fazer uma reforma da assistência prestada à população, denominado Reforma Sanitária. Seus adeptos julgavam injusto o fato de apenas 40% dos brasileiros terem acesso à saúde – trabalhadores de carteira assinada e classe média alta. Assim, defendiam que Estado deveria criar um novo sistema, que universalizasse a saúde, transformando-a num direito de cidadania.

Foi neste contexto que um grupo de pesquisadores em Saúde Pública da UFMG começou a estabelecer tentativas de aproximar as instituições acadêmicas do processo da reforma dos serviços de saúde que aconteciam naquele momento – o que culminou na criação do Nescon – um dos diversos Núcleos de Apoio Acadêmico à Reforma do Setor Saúde que se formavam nos anos 80. “Não foi um movimento pacífico” – lembra Francisco Campos, atual coordenador e um dos fundadores do Nescon. “Havia quem preferisse que a academia jamais se chafurdasse na lama dos serviços de saúde”, ressalta.

Inicialmente, Nescon se fixou como ofertante e organizador de uma série de cursos de capacitação dos profissionais dos serviços de saúde. Iniciativas similares se seguiram, mais tarde, também nas áreas de administração hospitalar, vigilância sanitária, saúde do trabalhador e ecologia humana, sempre ao lado de pesquisas desenvolvidas em parceria com organismos importantes como Ministério da Saúde, Organização Pan-americana de Saúde (Opas), entre outros. “Com isso, o Núcleo acabou ganhando prestígio nacional, principalmente porque atendia – e atende – a às demandas de um processo rápido e ávido por transformações, como tem sido o de consolidação do SUS (Sistema Único de Saúde)”, destaca o o prof. Cornelis Johannes van Stralen, que também já coordenou o núcleo.

Os trabalhos do Nescon também abrangem assessoria a secretarias de saúde na organização sanitária, financeira, planejamento de sistemas de saúde a diversos municípios e estados, tais como Belo Horizonte, Patos de Minas, Manaus, Maranhão e Rio de Janeiro. A parceria com várias unidades acadêmicas da UFMG garante a interdisciplinaridade das atividades desenvolvidas na instituição, tornando-a um espaço de prática e reflexão para alunos de graduação e pós-graduação de diversos campos da saúde.

Nescon em números
Capacitação de mais de 6 mil  profissionais.
Até 2011: previsão de formar pelo menos mais 1200
200 projetos desenvolvidos
19 livros publicados
35 capítulos de livros publicados
89 artigos em periódicos
24 Dissertações e teses
246 Monografias

Comunicação Nescon
(31) 3409-9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br