Curso é gratuito e autoinstrucional.
O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG (Nescon) disponibilizou nova oferta do curso de aperfeiçoamento “Cuidado Paliativo em Atenção Domiciliar”. Estão disponíveis 10 mil vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 20 de dezembro de 2022 (ou até o preenchimento total das vagas).
O curso tem 180 horas de duração e reúne no currículo quatro módulos, tendo como eixos: bases do cuidado paliativo, situações de elegibilidade para o cuidado paliativo, avaliação da pessoa em cuidado paliativo e plano de cuidado individual. A oferta será por meio da plataforma virtual Phila, que possibilita ao aluno realizar as atividades e ter acesso à biblioteca online.
O conteúdo e todas as atividades do curso, inclusive itens de avaliação, estão disponibilizados em ambiente virtual de aprendizagem e podem ser acessados em computadores, laptops, tablets e smartphones, por meio de qualquer navegador.
A data limite para conclusão é 20 de janeiro de 2023.
Atenção domiciliar
O primeiro curso de Atenção Domiciliar à distância foi lançado pela UNA-SUS em 2013, juntamente ao Programa Multicêntrico em Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar (PMQAD), com objetivo de apoiar a qualificação dos Serviços de Atenção Domiciliar (SAD). O programa faz parte de uma ação em educação permanente, de abrangência nacional, direcionada à atenção domiciliar para profissionais e gestores de saúde.
A nova oferta traz conteúdo atualizado, adequado às práticas mais atuais no assunto.
Nescon
O Nescon é um órgão complementar da Faculdade de Medicina e foi fundado em 1983. Tem por finalidade contribuir para o processo de consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) no país e o faz sobretudo por meio da qualificação de trabalhadores da rede, do desenvolvimento de pesquisa aplicada e da prestação de serviços de assessoria e consultoria a instituições diversas.
Com Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.