O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG (Nescon) está com oferta aberta para o curso Para elas: Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência. A qualificação gratuita é destinada aos profissionais da atenção básica com o objetivo de prepará-los para o cuidado da mulher em situação de violência.
As matriculas podem ser realizadas até 20 de novembro pelo link. O curso é autoinstrucional e tem início imediato. O conteúdo da qaulificação, com carga horária de 60h, aprofunda nas principais bases teórico-metodológicas para a abordagem da violência em geral e, em especial, da violência contra a mulher.
A oferta também aborda o histórico dos movimentos sociais no Brasil e seus reflexos na sociedade, bem como a legislação pertinente em casos de agressão contra pessoas do sexo feminino. Para auxiliar na assimilação de alguns conceitos, o curso conta com recursos educacionais que envolvem modelagem 3D e animação gráfica.
A qualificação é ofertada em parceria com a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Una-Sus), do Ministério da Saúde.
Ligue 180
Só de janeiro a julho de 2018, o Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher registrou 27 feminicídios, 51 homicídios, 547 tentativas de feminicídios e 118 tentativas de homicídios. No mesmo período, os relatos de violência chegaram a 79.661, sendo os maiores números referentes à violência física (37.396) e violência psicológica (26.527).
Entre os relatos de violência, 63.116 foram classificados como violência doméstica. Os dados abrangem cárcere privado, homicídio, tráfico de pessoas, tráfico internacional de pessoas, tráfico interno de pessoas e as violências física, moral, obstétrica, patrimonial, psicológica e sexual.
Serviço
Carga horária: 60 horas
Público alvo:Profissionais da saúde
Formato: Ensino a Distância
Nível: Educação Profissional e Tecnológica
Modalidade: Qualificação Profissional
Com Assessoria de Comunicação da Una-Sus