Nescon lança sistema de chamamento público para orientadores de TCC

Publicado em Diversos - 9 de Março de 2015

Ferramenta confere mais rapidez, simplicidade e lisura às seleções do Núcleo

sobre-e1410895036166

Atento aos anseios de seus públicos e às demandas decorrentes de seu crescimento , o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva dá mais um passo de inovação. A partir da próxima segunda-feira, 16 de março, a instituição passa a contar com um novo sistema de chamamento de público de orientadores de trabalhos de conclusão de curso para o Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família (CEESF), qualificação ofertada pelo  Nescon, em parceria com o Ministério da Saúde.

 

Desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação do Núcleo, além de facilitar o cadastramento e a seleção desses profissionais, o dispositivo pretende formar também uma um banco de talentos com inscrições abertas o ano inteiro.  “Até então, a cada vez que o CEESF precisava de novos orientadores, abria-se um edital de seleção, o que dava bastante trabalho para os recrutadores. Como o novo sistema, vamos ter um banco de profissionais pré-selecionados. Cada vez que CEESF tiver demanda de orientadores, basta que os responsáveis pelo setor acessem esse banco e escolham, entre os candidatos cadastrados, aqueles que mais se encaixam no perfil desejado”, explica Gustavo Storck, gerente de T.I do Nescon. 

Funcionamento

Por meio da nova ferramenta, aqueles que desejarem atuar como orientadores de TCC do CEESF acessarão uma plataforma online, em que poderão baixar o edital de seleção, preencher formulários de cadastro, bem como anexar os documentos comprobatórios exigidos no processo seletivo. Uma vez inscritos, os candidatos passam por uma pré-seleção, de acordo com critérios como titulação, experiência docente, entre outros. “A coordenação do setor de TCCs do Nescon estabeleceu uma série de requisitos classificatórios para os candidatos e, a cada um deles, atribuímos pontos-  100, no total. Para ser considerado apto a preencher uma vaga de orientador, o interessado deve fazer, no mínimo, 60 pontos. Se, dentro da avaliação, ele alcançar essa margem, então permanece cadastrado conosco e pode ser chamado para uma entrevista. Se não alcançar, fica sabendo na hora que não pode prosseguir com a candidatura “, esclare ce Storck.  O convite para a entrevista será feito por e-mail, sempre que o curso tiver necessidade de profissionais.

Para a coordenadora do setor de Trabalhos de Conclusão de Cursos do CEESF, Matilde Miranda, além de conferir praticidade, o novo dispositivo amplia o alcance do processo seletivo. “Esse sistema nos possibilita sermos mais rápidos, práticos e organizados na triagem daqueles que trabalharão conosco. Antes, tínhamos que restringir, por exemplo, o local de origem  dos candidatos, pois a seleção era trabalhosa e tinha muitas etapas braçais. Agora, por meio dessa ferramenta, temos condições de receber inscritos de todo o Brasil, das mais diversas instituições de ensino”, ressalta.

A ideia é que, em breve, a ferramenta seja estendida a todos os processos  seletivos realizados pelo Nescon, que hoje conta com cerca de 400 colaboradores atuando em seus diversos projetos. “Além de todas a praticidade, esse método de recrutamento confere também mais transparência e idoneidade aos processos seletivos do Nescon, pois tem critérios de seleção impessoais e muito bem-estabelecidos. E isso é o que frequentemente cobram nossos financiadores, sobretudo da esfera Federal, como os ministérios da Saúde e da Educação”, pontua Mariana Lélis, coordenadora administrativo-financeira do Núcleo.

Para ser orientador de TCC

Para se candidatar á uma vaga de orientador de trabalho de conclusão de curso do Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família, o interessado deve ter, no mínimo, o título de especialista em qualquer curso ligado à área da saúde. Mestres e doutores, porém, levam vantagem, assim como aqueles com vasta experiência docente e de mercado no campo da saúde coletiva.

Após o cadastro na plataforma online, caso apresente as qualificações desejadas, o inscrito é chamado, por e-mail, para um entrevista, de acordo com a conveniência do CEESF.

Cada orientação concluída será remunerada com bolsa no valor de R$765,00, e é realizada totalmente a distância, por meio de plataforma virtual.

As inscrições devem ser feitas pelo https://www.nescon.medicina.ufmg.br/chamamento/. Outras informações pelo (31) 3409-9687

Sobre o CEESF

O Curso de Especialização em Estratégia Saúde da Família (CEESF)  é uma pós-graduação lato-sensu a distância  financiada pelo Ministério da Saúde. Criada em 2008, insere-se no contexto do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), atendendo às necessidades de qualificação e educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde.

Desde sua primeira edição, já ofertou mais de 3 mil vagas, qualificou cerca de 1500 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas e profissionais de educação física. Trata-se do programa com maior contingente de trabalhadores qualificados para a Atenção Primária do País.