Nescon na III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família

Publicado em Notícias - 30 de julho de 2008

CeciQuem for à III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família, que acontece entre 5 e 8 de agosto, em Brasília, conhecerá também um pouco das pesquisas e atividades desenvolvidas no Nescon. Cinco membros do Núcleo foram selecionados para apresentar trabalhos no evento: Ana Paula Coelho, Raphael Aguiar, Luciana Souza, Mara Vasconcelos e Zirlene Lemos.

Aguiar e Vasconcelos apresentarão as experiências do Nescon com os cursos voltados para capacitação em Saúde da Família (Curso de Especialização em em Atenção Básica em Saúde da Família e BH Vida Integral). Zirlene Lemos abordará os processos comunicativos no auxílio à educação permanente em saúde. Luciana e Ana Paula, por sua vez, discutirão questões relativas ao cotidiano do funcionamento das Unidades Básicas de Saúde de Belo Horizonte (UBS), como a influência do fluxo de usuários no atendimento e na dispensação de medicamentos, bem como as dificuldades enfrentadas pelos profissionais nas UBS’s.

“Trocar experiências é muito importante”, ressalta Luciana, que é mestranda em Saúde Pública pelo Departamento de Medicina Preventiva e Social (DMPS). Para a pesquisadora, o intercâmbio de experiências é significativo. “É desses encontros que, muitas vezes, surgem políticas públicas para a resolução dos problemas que a saúde vive, porque as pessoas entram em contato com os trabalhos umas das outras, com realidades diferentes e, assim, absorvem e fornecem informações enriquecedoras”, completa.

Realizada pelo Ministério da Saúde, o evento, que nesta edição comemora 20 anos de implantação do SUS e 15 anos da Estratégia de Saúde da Família, tem como objetivo reunir esforços para a sistematização sobre a forma brasileira de qualificar a Atenção Básica. De acordo com o coordenador geral da III Mostra Antônio Dercy Silveira Filho, “serão seis mil participantes, entre gestores brasileiros e do exterior, pesquisadores e especialistas de Equipes Saúde da Família reunidos no evento que terá uma média de 70 atividades por dia”, adiantou. O coordenador contou ainda que foram inscritos 4.490 trabalhos, sendo que 3.665 estão selecionados para apresentação em comunicações coordenadas, painéis, mesas redondas, pôsteres comentados e pôsteres expostos.

A programação conta, ainda, com encontros temáticos, rodas de discussão, cursos para Agentes Comunitários de Saúde, seminários para ACS, oficinas de Terapia Comunitária, de Inclusão Digital e de Práticas Integrativas e Complementares do SUS; além de uma Mostra Nacional de Cinema e Saúde, com a exposição de filmes e debates. Paralela à Mostra, ocorrerão, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o III Concurso Nacional de Experiências em Saúde da Família e o IV Seminário Internacional de Atenção Primária a Saúde.

Comunicação Nescon
(31) 3409-9673 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br