Nescon no Congresso da Abrasco

Publicado em Notícias - 25 de julho de 2007

Pesquisadores do Nescon participaram de um dos maiores encontros de saúde pública e ciências sociais humanas realizados na América Latina: o IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, o X Congresso da Associação Latino- Americana de Medicina Social e o XIV Congresso da Associação Internacional de Políticas de Saúde, evento organizado pela Abrasco em parceria com a Associação Latino-Americana de Medicina Social (Alames) e a Associação Internacional de Políticas de Saúde (IAHP).

No evento, que reuniu cerca de 3.000 pessoas, pesquisadores do Nescon participaram de fóruns, cursos, pôsteres e painéis. “O congresso teve debates muito bem desenvolvidos, concorridos e contou com estudos científicos muito interessantes”, destacou Edison Corrêa, vice-coordenador do Nescon.

Ainda segundo Corrêa, o fórum VER-SUS Extensão universitária: Internato Rural da UFMG na reserva indígena Xakriabá, do qual participou, recebeu a proposta de produção de um livro, onde cada integrante fará um artigo.

A  Teresinha van Stralen que apresentou ao lado das pesquisadoras Ângela Dayrell de Lima e Alice Massote o trabalho Contribuição para os estudos avaliativos em atenção básica/PSF: resultados principais de linha de Base/PROESF – Região Centro-oeste 2005/2006, no painel Práticas Avaliativas na Atenção Básica em Saúde, destacou o interesse das pessoas pelo tema. “A apresentação da mesa despertou grande interesse, por isso tivemos que ir para um lugar maior, além disso em breve disponibilizaremos neste site o artigo e a apresentação do trabalho”, antecipou a pesquisadora.

Em pôsteres foram apresentados os trabalhos coordenados pelas pesquisadoras do Nescon, Soraya Belisário e Ada Ávila Assunção: As competências mobilizadas pelos trabalhadores no acolhimento de uma UBS, com participação da bolsista Ana Paula Machado e As diferentes estratégias utilizadas para a implantação do acolhimento: um estudo da equipe porta em uma UBS de Belo Horizonte, desenvolvido pelas bolsistas Juliana Costa Martins e Bárbara Ursine.

Comunicação Nescon
Redação:Marcela Campos Terra – estudante de jornalismo