Nescon, Opas e países da AL e Caribe lançam curso pioneiro

Publicado em Notícias - 21 de Maio de 2009

Uma iniciativa pioneira na América Latina pretende formar profissionais capazes de elaborar políticas públicas de proteção à saúde dos trabalhadores ligados ao setor saúde. A formação, que será lançada hoje (21), ao meio-dia, é fruto de uma parceria entre o Nescon, a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e os ministérios da saúde dos países latino-americanos e caribenhos. A solenidade de lançamento ocorrerá em Washington (EUA), e contará com a presença do coordenador licenciado do Nescon, Francisco Campos, entre outras autoridades ligadas a OPAS e Organização Mundial de Saúde (OMS). As nações em que a formação será ofertada (Argentina, Brasil, Equador, México e Uruguai) poderão acompanhar o evento por meio de teleconferência.

Ministrado a distância, o curso é direcionado a gestores vinculados aos ministérios da saúde dos países ligados a OPAS. “Essa é uma iniciativa muito importante considerando principalmente que, em todo o mundo, apenas 20% dos trabalhadores da saúde contam com medidas específicas de proteção a sua própria saúde”, explicou Ada Ávila, uma das coordenadoras do curso, que também ressaltou a gravidade do quadro de adoecimento encontrado entre estes profissionais. Estudos realizados em diversos países demonstram que médicos, enfermeiros e outros ligados ao setor são vítimas constantes de males que vão de depressão à doenças de pele, sobretudo pela precariedade das condições de trabalho.

O curso tem duração de 5 meses e capacidade para formar, ao todo, cerca 80 gestores. “Mas essa demanda pode crescer na próxima edição. Tudo depende do número de adeptos que tivermos esse ano”, destacou Ávila.

 Comunicação Nescon
(31) 3409-9790  comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br