Nescon participa do EPI 2008

Publicado em Notícias - 18 de setembro de 2008

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    O impacto das ações judiciais contra o governo por medicamentos no Brasil, a qualidade de vida dos pacientes transplantados renais, entre outros oito trabalhos de pesquisadores do Nescon enriquecerão as discussões do 18º Congresso Mundial de Epidemiologia (EPI 2008), que começa neste sábado (20). Sediado em Porto Alegre, o evento vai até o próximo dia 24 e tem mais de 7 mil inscritos. A idéia é reunir profissionais e estudiosos da área da saúde de todo o mundo sob o tema Epidemiologia na construção para todos: métodos para um mundo em transformação.
 
O Nescon conta com nove participantes, e outros 24 pesquisadores, que figuram como co-autores ou colaboradores das pesquisas inscritas. Ana Paula Álvares, bolsista do Grupo de Pesquisa em Economia da Saúde (GPES) é uma das participantes que embarcam para Porto Alegre nesta sexta. Seu trabalho, intitulado Análise do perfil dos pacientes transplantados renais entre 2000 e 2004 em Belo Horizonte, faz parte do Projeto de Avaliação das Terapias Renais Substitutivas.  Trata-se de um projeto solicitado pelo Minisitério da Saúde ao GPES que busca compreender desde o custo dos procedimentos a que os pacientes se submetem, até seu perfil epidemiológico, entre outras especificidades.
 
Esta é a primeira vez que Ana Paula participa de um evento do Porte do EPI. “Sempre tive grande interesse pela área de pesquisa, e a participação no EPI é importante, pois acrescenta muito do ponto de vista acadêmico”, destaca a estudante de Educação Física, que acredita ainda na divulgação de seu trabalho como forma de contribuir para a consolidação de conhecimentos sobre transplantes no Brasil – ainda incipientes no campo epidemiológico.
 
Dayse Abreu, membro do corredor temático Trabalho e Educação em Saúde, do Nescon, também está entre os congressistas. Ela falará sobre a relação entre as causas de morte evitáveis por atenção à saúde e a implementação do Sistema Único de Saúde no Brasil – tema de sua tese de doutorado. “Além de um importante espaço de discussão, trata-se também de uma oportunidade única de ter contato com o que há de vanguarda não só no que se refere à Epidemiologia, como também a Saúde Pública como um todo”, ressalta a pesquisadora, que já está em Porto Alegre.

Paralelamente ao 18º Congresso Mundial de Epidemiologia, será realizado o 7º Congresso Brasileiro de Epidemiologia, ambos organizados pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) e Associação Internacional de Epidemiologia (IEA). Confira aqui a programação.

Comunicação Nescon
(31) 3409-9673 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br