Nescon promove III Encontro de Tutores de curso a distância

Publicado em Notícias - 19 de Maio de 2008

Entre 15 e 17 de maio, os 24 tutores (presenciais e a distância) e a coordenação do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEASBF) participaram do III Encontro de Tutores e Coordenadores.O workshop, realizado pelo Nescon teve como principal objetivo redefinir o papel das tutorias, avaliar o processo de desenvolvimento do curso, analisar as ferramentas usadas na plataforma (ambiente onde o curso acontece) e ainda iniciar o curso de capacitação pedagógica dos tutores.

Na ocasião, os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, puderam avaliar e fazer críticas, sugestões, além de esclarecer as principais dúvidas relacionadas ao CEABSF.O coordenador de tutoria do Curso, Horácio Pereira de Faria, ressaltou o emepenho dos participantes. “Temos um grupo muito envolvido e entusiasmado e acredito que esse encontro, além dos objetivos diretos da programação de atividades, vem fortalecer os laços e propiciar a interação para as pessoas cada vez mais se sentirem parte desse projeto”, opinou. Faria aposta ainda, no sucesso da iniciativa. “Esse é um processo pioneiro, não existia essa experiência em educação a distância em saúde da família e muito menos com 400 alunos, temos consciência da dimensão do trabalho e das responsabilidades, mas a UFMG acumulou uma experiência ao longo desses anos, com projetos como o Veredas e BH Vida que nos qualifica para enfrentar esse desafio”, garantiu.

A programação incluiu dinâmicas de grupo, estudo de casos, discussão dos processos de trabalho, dentre outras atividades e além dos tutores e da coordenação do CEABSF, também contou com a participação dos coordenadores dos Pólos Municipais de Apoio à Educação Superior de Campos Gerais e Conselheiro Lafaieite. Para Eustáquio Bernardino de Rezende, coordenador de Lafaiete, no encontro foi possível perceber as especificidades dos cursos oferecidos nos pólos. “Na graduação os alunos dependem mais de orientações da coordenação dos pólos e dos tutores, enquanto que na pós-graduação, muitas vezes já são profissionais que atuam no mercado, com um nível de maturidade maior até por isso a dinâmica tem que ser um pouco diferenciada pois o tutor acaba ficando como orientador acadêmico até para que os alunos tenham mais autonomia e construam seu próprio processo de aprendizagem,” observou.

A tutora de Teófilo Otoni Karla Christine Ribeiro Silva definiu o encontro como momento de reavaliação do processo. “Esse foi um espaço de troca, onde cada um de nós pôde trazer as percepções vivenciadas nos pólos, esclarecer dúvidas, anseios, se aproximar ainda mais da coordenação e até confraternizar para tentar melhorar em todos os aspectos”, avaliou.

Após o encontro os tutores continuam, na modalidade a distância, o curso de capacitação pedagógica iniciado pela professora Juliane Corrêa (FAE/UFMG) . Para Horácio Pereira de Faria esse aprendizado vai contribuir para as intervenções das pessoas nos espaços de trabalho e não só capacitá-las para um programa especifico. “Aqui estamos trabalhando com cidadãos, atores sociais que vão intervir de forma mais qualificada ainda em todas as instâncias onde atuem”, concluiu.

No momento a coordenação do CEABSF avalia a reoferta de mais 400 vagas para a especialização em saúde da família. Mais informações no www.nescon.medicina.ufmg.br/agora.

(31) 3409-9673 nescon@medicina.ufmg.br