Nescon realiza XI encontro de tutores e coordenação do Ceabsf

Publicado em Diversos - 23 de Fevereiro de 2011

Entre 25 e 27 de fevereiro, acontece o XI  Encontro de Tutores e Coordenação do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (Ceabsf).  Participam do encontro aproximadamente  80 pessoas, entre membros da coordenação,  tutores (foto), e representantes dos polos de apoio à educação a distância,  entre outros convidados.  O evento, realizado pelo Nescon,  será no Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes) da Faculdade de Medicina da UFMG.

Entre as novidades da 11ª edição,  a aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento em Tutoria de Educação a Distância em Saúde – CATEADS.  Trata-se de um curso de extensão, na modalidade  atualização, de 180 horas, voltado para capacitação dos tutores do Ceabsf,  que iniciou suas atividades há quatro anos e  atualmente conta com  1.500 alunos em processo de formação. “Esses alunos são acompanhados por 60 tutores, ao oferecer o CATEADS, mais do que atender a uma demanda por certificação, nosso objetivo é  resgatar e sistematizar as experiências dos tutores, para registro e divulgação dessa rica e intensa vivência”, destacou  Celina Camilo de Oliveira (foto E), da coordenação do Sistema de Tutoria do Ceabsf.

Celina destacou ainda a importância do tutor no processo de ensino-aprendizagem. “Por ser o Ceabsf, um curso a distância, os tutores representam um dos pilares de sua proposta metodológica, portanto é fundamental a profissionalização destes atores objetivando um melhor desempenho das funções a eles atribuídas”, ressaltou.

Na pauta do XI  Encontro de Tutores e Coordenação,   também vão constar  o planejamento  para 2011, o modelo de tutoria do Ceabsf para o próximo semestre,  apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso, bem como   momento para  discussão de vivências e outros assuntos.  “A idéia é organizar  toda estrutura do curso para o ano letivo de 2011, e esse contato entre tutores, a coordenação e outros  participantes,  é essencial para melhorar o diálogo. Nós temos muitas informações para passar aos tutores e também para receber deles”, explicou Maria Rizoneide Negreiros de Araújo ( foto D), da coordenação do Ceabsf.

Ceabsf
O Ceabsf  é a principal iniciativa do Programa Ágora, do qual participam as faculdades de Educação, Medicina,  Odontologia,  a Escola de Enfermagem da UFMG e o Centro de Apoio à Educação a Distância – CAED.  O curso integra a Universidade Aberta do Brasil – UAB e a Universidade Aberta do SUS – UNA-SUS.

No momento a coordenação do curso aguarda liberação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFMG para lançar o sexto edital de reoferta de mais vagas da especialização em Saúde da Família. A previsão de lançamento do edital é para o primeiro semestre de 2011.  Mais informações acompanhe no www.nescon.medicina.ufmg.br/agora ou na Secretaria de Cursos do Nescon, fone (31) 3409 9685 ou  secretariacursos@nescon.medicina.ufmg.br.

Fotos: Zirlene Lemos
(31) 3409-9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br