Nescon realiza XI encontro de tutores e coordenação do Ceabsf

Publicado em Notícias - 24 de Fevereiro de 2011

Entre 25 e 27 de fevereiro, acontece o XI  Encontro de Tutores e Coordenação do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (Ceabsf).  Participam do encontro aproximadamente  80 pessoas, entre membros da coordenação,  tutores (foto), e representantes dos polos de apoio à educação a distância,  entre outros convidados.  O evento, realizado pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da FAculdade de Medicina da UFMG,  será no Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes) da  Medicina.

Entre as novidades da 11ª edição,  a aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento em Tutoria de Educação a Distância em Saúde – CATEADS.  Trata-se de um curso de extensão, na modalidade  atualização, de 180 horas, voltado para capacitação dos tutores do Ceabsf,  que iniciou suas atividades há quatro anos e  atualmente conta com  1.500 alunos em processo de formação. “Esses alunos são acompanhados por 60 tutores, ao oferecer o CATEADS, mais do que atender a uma demanda por certificação, nosso objetivo é  resgatar e sistematizar as experiências dos tutores, para registro e divulgação dessa rica e intensa vivência”, destacou  Celina Camilo de Oliveira (foto E), da coordenação do Sistema de Tutoria do Ceabsf.

Celina destacou ainda a importância do tutor no processo de ensino-aprendizagem. “Por ser o Ceabsf, um curso a distância, os tutores representam um dos pilares de sua proposta metodológica, portanto é fundamental a profissionalização destes atores objetivando um melhor desempenho das funções a eles atribuídas”, ressaltou.

Na pauta do XI  Encontro de Tutores e Coordenação,   também vão constar  o planejamento  para 2011, o modelo de tutoria do Ceabsf para o próximo semestre,  apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso, bem como   momento para  discussão de vivências e outros assuntos.  “A idéia é organizar  toda estrutura do curso para o ano letivo de 2011, e esse contato entre tutores, a coordenação e outros  participantes,  é essencial para melhorar o diálogo. Nós temos muitas informações para passar aos tutores e também para receber deles”, explicou Maria Rizoneide Negreiros de Araújo ( foto D), da coordenação do Ceabsf.

Ceabsf
O Ceabsf  é a principal iniciativa do Programa Ágora, do qual participam as faculdades de Educação, Medicina,  Odontologia,  a Escola de Enfermagem da UFMG e o Centro de Apoio à Educação a Distância – CAED.  O curso integra a Universidade Aberta do Brasil – UAB e a Universidade Aberta do SUS – UNA-SUS.

No momento a coordenação do curso aguarda liberação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFMG para lançar o sexto edital de reoferta de mais vagas da especialização em Saúde da Família. A previsão de lançamento do edital é para o primeiro semestre de 2011.  Mais informações acompanhe no www.nescon.medicina.ufmg.br/agora ou na Secretaria de Cursos do Nescon, fone (31) 3409 9685 ou  secretariacursos@nescon.medicina.ufmg.br.

Fotos: Zirlene Lemos
(31) 3409-9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br