Nescon sedia 17ª Reunião Nacional da UNA-SUS

Publicado em Diversos - 16 de setembro de 2013

IMG_7345

Criada como um projeto modesto de qualificação de profissionais para o Sistema Único de Saúde, a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) tornou-se um das maiores redes de educação permanente a distância já desenvolvidas em instituições públicas do mundo. O crescimento, naturalmente, trouxe novos e maiores desafios. E é sobre eles que se debruça a 17ª Reunião Nacional da Universidade Aberta do SUS, que ocorre hoje e amanhã no Nescon/UFMG. Sob o tema “UNA-SUS: contemporaneidade, perspectivas e propostas futuras“, o evento reúne membros do Nescon/UFMG, da UNA-SUS, universidades federais diversas, do Ministério da Saúde, entre outras instituições. A ideia é promover um espaço de reflexão sobre trajetória da UNA-SUS, bem como sobre seus próximos passos e anseios.

“Com os novos programas de provimento do Governo Federal, que são o PROVAB e o Mais Médicos, aumentou muito nossa responsabilidade”, destacou o coordenador do Nescon e secretário executivo da UNA-SUS Francisco Campos na abertura do encontro – referindo-se à grande demanda por trabalhadores adequadamente qualificados que as duas iniciativas pressupõem. “E nós, nesse momento, estamos enfrentando grandes desafios que podem se transformar em grandes oportunidades também – como o aumento significativo da oferta de cursos de especialização que hoje oferecemos”, completou.

Sonhos e desafios

Os objetivos e diretrizes a serem alcançados para a evolução da rede dentro desse contexto foram tópicos de destaque das discussões. Entre eles, o Coordenador de Gestão do Conhecimento da UNA-SUS, Vinícius Oliveira, ressaltou a disponibilização dos conteúdos dos cursos oferecidos dentro do Sistema UNA-SUS em múltiplos formatos e modalidades. “A gente tem aí algumas iniciativas nesse sentido que são importantes. Uma delas é o projeto UNA-SUS Mobile. A gente quer garantir, até o final do ano, que os cursos da UNA-SUS rodem nos dispositivos móveis que todos nós temos usado no dia a dia, como celulares e tablets. Vamos trabalhar inicialmente com o Sistema Android, muito por causa da escolha do Ministério da Saúde de prover para os supervisores do PROVAB um tablet que usa essa plataforma”, disse durante a exposição “Sonhos e desafios do Sistema UNA-SUS”, que coordenou ao lado de Alysson Lemos, coordenador de Avaliação e Monitoramento da rede.

Oliveira pontuou ainda a necessidade de garantir que as qualificações oferecidas por meio da UNA-SUS de fato modifiquem a atuação dos profissionais que passam por ela, ou seja, sirvam para que ele desenvolva novas competências, habilidades e atitudes. “Quer dizer, ter com bastante clareza que a alma da UNA-SUS, em si, não é a educação, é a saúde. No final das contas, a gente quer é que o cidadão brasileiro seja melhor atendido, que a mortalidade infantil diminua, que a expectativa de vida aumente…”, afirmou.

A programação da XVII Reunião Nacional da Universidade Aberta do SUS incluiu ainda mesas-redondas, debates e palestras sobre temas como “Integração educação/saúde para formação, provimento e fixação de profissionais de saúde em áreas remotas”, “Programa Mais Médicos”, entre outros do gênero. Confira o roteiro completo.

Acesse também a galeria de fotos do evento.

Nescon e UNA-SUS

A Universidade aberta do SUS tem suas raízes no Núcleo de Educação em Saúde Coletiva, visto que é uma evolução natural da Rede Multicêntrica de Apoio à Especialização em Saúde da Família – Rede Maes. Criada em 2006, a rede, que era gerida pelo Nescon, congregava iniciativas de cursos de formação para a Atenção Primária no país de modo a favorecer arranjos entre instituições acadêmicas e gestores do SUS, com o objetivo de responder à grande demanda por qualificação de profissionais de saúde que, ainda hoje, o país apresenta.

O primeiro curso a integrar a UNA-SUS – hoje composta por 16 instituições públicas de ensino, entre elas a UFMG – foi o Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, ofertado desde 2008 por meio do Nescon. A especialização já qualificou cerca de 1500 médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas e educadores físicos em todo o estado de Minas Gerais.  Atualmente, o Núcleo oferta ainda, em parceria com outras universidades, o Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar, além do Curso de qualificação para uso terapêutico de tecnologias assistivas.