Nescon sedia reunião latino-americana sobre educação médica

Publicado em Notícias - 22 de julho de 2008

Especialistas em saúde coletiva de diversos países ligados à Organização Panamericana de Saúde (OPAS), do Nescon e da Faculdade de Medicina da UFMG se reúnem até nesta quinta-feira (24), no Nescon, para a Reunión Formación com Orientación em Atención Primaria en Salud, promovida pela OPAS. O evento busca gerar um espaço de reflexão e integração entre instituições latino-americanas, para que elas compartilhem suas experiências na formação de médicos na região. Além disso, a idéia é que os participantes estabeleçam estratégias de trabalho que contribuam para o cumprimento das metas estabelecidas no Llamadao a Lá Acción de Toronto, em 2005, nas Metas Regionales de Recursos Humanas, em 2007, e na Agenda de Salud de Las Américas 2008-2007 – ocasiões em que a OPAS convocou seus países membros a adequarem a formação de médicos às necessidades da Saúde Pública.

A cerimônia de abertura, realizada na noite de ontem, contou com a presença do Secretário de Gestão de Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Francisco Campos, do diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Francisco Penna, do coordenador de projetos de Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde da OPAS, Charles Godue, entre outros convidados. Por meio de teleconferência, participou também o coordenador da Assessoria de Cooperação Internacional da Fiocruz, José Roberto Ferreira.

Na oportunidade, o professor Edison Corrêa, coordenador em exercício do Nescon, pôde apresentar a iniciativa pioneira do Núcleo com Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF), coordenado pelo Programa Ágora. Lançado em março deste ano, o curso, pretende formar pelo menos 1.200 especialistas em Saúde da Família, entre médicos e enfermeiros.

Hoje, as discussões giram em torno dos aspectos centrais do novo perfil e das competências de um médico com voltado para a Atenção Primária em Saúde nas Universidades de Sherbrooke(Canadá), Tucumán (Argentina), e UFMG. No último dia do Encontro, os participantes se concentram na elaboração de um documento com possíveis linhas de trabalho em rede e de maneira colaborativa entre as nações latino-americanas para superação das deficiências desses países em educação para a saúde.

Comunicação Nescon
(31) 3409-9673 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br