No Rio de Janeiro, Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS seleciona tutores e alunos

Publicado em Notícias - 8 de novembro de 2010

curso_ead_gestores_capa1Até o dia 30 de novembro, estão abertas as inscrições para a seleção de alunos e tutores para a segunda etapa do Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS, voltada para profissionais de todas as regiões do Brasil, exceto Norte. Ao todo, serão 74 tutores, com 38 vagas ofertadas e 36 suplentes, e ainda mais de 3 mil vagas para alunos, divididas entre 13 estados. O curso tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento de capacidades para a gestão dos diferentes níveis do Sistema Único de Saúde, referenciada na regionalização da atenção à saúde.

A seleção dos tutores (leia o edital) está sendo feita pela ENSP em parceria com as Universidades Federais dos Estados de Alagoas, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte; as Escolas de Saúde Pública dos Estados da Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná; a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo; o Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/Fiocruz de Pernambuco e a Fundação Estadual de Saúde de Sergipe.

Os profissionais selecionados atuarão nas turmas sediadas nessas unidades de ensino citadas e terão carga horária de 180h, divididas entre 156 horas realizadas a distância e 24 horas presenciais. Os 36 candidatos selecionados como suplentes serão convocados para atuarem como tutores de acordo com a respectiva ordem de classificação e também conforme a disponibilidade de vagas dentre os candidatos titulares.

Os interessados devem ter comprovada experiência e/ou especialização nas áreas de gestão pública, políticas públicas e de saúde, saúde pública, saúde coletiva, planejamento, avaliação ou gestão de serviços e sistemas de saúde, desenvolvimento gerencial do SUS ou outras que articulem os campos da gestão, trabalho, educação e saúde. O candidato deverá efetivar seu pedido de inscrição pela internet, no mesmo período do envio da documentação, até 30 de novembro de 2010, e preencher a ficha disponível no edital correspondente ao estado para o qual está concorrendo.

O processo seletivo será descentralizado, por estado, em duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, consistirá na análise de documentos exigidos. A segunda etapa consiste na participação do candidato na Oficina de Formação Inicial de Tutores, prevista para acontecer no Rio de Janeiro durante uma semana, no mês de fevereiro de 2011. Essa atividade tem caráter eliminatório e classificatório de acordo com a avaliação de desempenho nas atividades desenvolvidas na oficina.

Seleção de alunos

Alagoas, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Paraná são os estados que realizarão seleção de alunos (leia o edital) neste momento para o curso de especialização oferecido na modalidade a distância.

Para concorrer a uma das 3.334 vagas, o candidato deve ter nível superior ou nível médio e ter experiência de atuação na saúde desempenhando funções na gestão dos serviços e sistemas de saúde em áreas como Redes de Atenção à Saúde: Atenção Oncológica, Hemorredes, Urgência e Emergência, Laboratórios Públicos e outras; Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria; Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar; Programas de Atenção à Saúde; Atenção Básica; Fundos Municipais e Estaduais de Saúde; Vigilâncias em Saúde; Planejamento e Programação em Saúde; Trabalho e Educação em Saúde; e Comunicação social, assessoria jurídica, engenharia e arquitetura hospitalar e engenharia clínica.

O processo seletivo se dará a partir da indicação dos candidatos, por meio dos respectivos secretários municipais e/ou estaduais, pelos secretários adjuntos, superintendentes ou equivalentes e pelos coordenadores regionais das Secretarias de Estado de Saúde (SES) ou equivalentes, ou ainda, excepcionalmente, pelo presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), às bancas de seleção em cada estado, que analisará os documentos enviados.

No edital, é possível encontrar os endereços para postagem da documentação exigida de cada um dos estados participantes e a distribuição de vagas por localidade.

Fonte: ENSP – Fiocruz