O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon/UFMG) comunica, com pesar, o falecimento de seu fundador, Benedictus Philadelpho de Siqueira.
O sepultamento será realizado hoje, às 15 horas, no Cemitério Municipal da cidade de Divisa Nova, no sul de Minas (situada a cerca de 35 Km de Alfenas, e a 340 Km de Belo Horizonte).
Professor emérito da Faculdade de Medicina, Siqueira coordenou o Nescon entre 1983 e 1985. Foi ainda presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), da Associação Educação Médica (ABEM), além de assessor da Organização Panamericana da Saúde, colaborando para a transformação do ensino médico não só no Brasil, como em vários países latino-americanos.
Os serviços prestados à UFMG e à saúde coletiva renderam-lhe também um prêmio, a Medalha do Mérito Oswaldo Cruz, concedida pelo Governo Federal a pessoas que contribuem de maneira notável para o bem-estar físico e mental da população brasileira
Siqueira participou das comemorações do Jubileu de Prata do Nescon, em 2008. Confira aqui o depoimento deixado por ele no livro “Nescon 25 anos: Qualidade e Pertinência“.