Novas ferramentas para a educação a distância

Publicado em Notícias - 19 de julho de 2010

42-17674500O Ministério da Saúde apresentou aos coordenadores da Universidade Aberta do SUS (UnA-SUS) dois novos projetos de ações educacionais: o Acervo Nacional de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) e o Sistema Nacional de Informações da Educação Permanente em Saúde ou simplesmente Plataforma Arouca. As ferramentas contribuirão para que a UnA-SUS diversifique ainda mais as formas de qualificar profissionais de saúde.

O ARES irá disponibilizar ao público os recursos educacionais produzidos pelo próprio Ministério e por instituições parceiras, em especial as que promovem cursos de especialização em Saúde da Família e as vinculadas ao Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial do SUS e ao Programa Nacional de Telessaúde. A expectativa é que o espaço virtual sirva para o intercâmbio de material didático, tecnologias educacionais e metodologias de aprendizagem na área de saúde.

O UnA-SUS, através do ARES, terá o seu público ampliado, uma vez que qualquer trabalhador do SUS terá acesso ao material disponibilizado. A expectativa do Ministério é que serão atingidos cerca de 1,2 milhões de trabalhadores, considerando apenas os profissionais de nível superior.

Já a Plataforma Arouca consiste num sistema integrado que concentra as informações sobre o histórico educacional e de trabalho dos profissionais de saúde. Leva esse nome em homenagem ao sanitarista Sérgio Arouca, falecido em 2003. A ferramenta será útil para que os gestores do SUS tenham informação de qualidade sobre a formação e situação dos trabalhadores, permitindo um melhor planejamento, acompanhamento e fiscalização.

Mais informações no site do Ministério da Saúde.

Comunicação Nescon com Ministério da Saúde
(31) 3409-9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br