Observatório pretende monitorar iniquidades em saúde no Brasil

Publicado em Diversos - 17 de Abril de 2012

Com os objetivos de acompanhar as tendências das iniquidades em saúde no Brasil e seus determinantes, além de contribuir para o aperfeiçoamento dos sistemas de informação em saúde, foi lançado no final de março o Observatório sobre Iniquidades em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O projeto, desenvolvido pelo Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), pretende se situar na interface entre os sistemas de informação e o processo de definição de políticas, promovendo a interação e o reforço mútuo entre eles.

O Observatório é destinado a gestores dos sistemas e serviços de saúde e proteção social, acadêmicos, profissionais do terceiro setor que atuam na saúde e interessados em geral.

Quem acessar o site do projeto terá à sua disposição um conjunto básico de indicadores demográficos, econômicos e sociais, assim como de indicadores de situação de saúde e de serviços de atenção á saúde. Além disso, especialistas ligados ao assunto farão análise das tendências de alguns indicadores, buscando identificar seus determinantes e os efeitos de políticas de intervenção.

Para acessar o site do Observatório sobre Iniquidades em Saúde, clique AQUI.