Oficina prepara membros do Nescon para uso de nova tecnologia

Publicado em Diversos - 9 de outubro de 2012

Durante todo o dia de hoje, membros do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da UFMG (Nescon/UFMG) e da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) se reúnem para a oficina Capacitação sobre Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (Ares) e Plataforma Arouca.

A ideia é iniciar a preparação dos profissionais do Núcleo  para o uso de uma tecnologia que permitirá a coleta automática de informações sobre o funcionamento dos cursos ligados à UNA-SUS –  como o Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, desenvolvido no Programa Ágora, do Nescon.

Chamada de Web Service Arouca, a ferramenta – que terá sua versão piloto implantada na UFMG – reunirá informações como número de alunos matriculados em cada formação da rede UNA-SUS, evasão de alunos, entre outras do gênero, importantes para que projetos educacionais desenvolvidos com dinheiro público sejam acompanhados de perto por seus financiadores.

“Essas informações hoje são repassadas à UNA-SUS (órgão que administra, acompanha e presta contas sobre as iniciativas de educação a distância financiadas pelo Ministério da Saúde) de maneira braçal”, explica Alysson Lemos, coordenador de Monitoramento e Avaliação de Projetos e Programas da UNA-SUS. “É preciso que as instituições de ensino que hoje fazem parte da rede gerem relatórios, o imprimam e o repassem para nós. O Web Service Arouca permitirá que isso seja feito de maneira automatizada e mais confiável”, completa.

Pela manhã, os participantes da oficina foram apresentados aos usos e funcionalidades da Plataforma Arouca – ferramenta de gestão da educação permanente em saúde do país. “Hoje, o que fizemos foi qualificar o pessoal da universidade para cadastrar, na Plataforma Arouca, os cursos que ela oferece em parceria com a UNA-SUS, os locais de oferta e o número de vagas. A partir disso, o web service criado será capaz de extrair automaticamente do sistema da instituição informações sobre os alunos, como quem e quantos são os ingressantes e concluintes dos cursos, por exemplo”, esclareceu Ricardo Zaggo, analista de Sistemas de Informação da Universidade Aberta do Brasil.

Na parte da tarde, os nesconianos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) – repositório de produtos educacionais em saúde financiados com recursos públicos.