Até 20 de novembro de 2019, profissionais médicos das equipes da Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF) podem se inscrever para o curso de atualização “Oftalmologia na Atenção Básica à Saúde”. Gratuito e ofertado na modalidade a distância, o curso tem como objetivo ampliar a capacidade de resolução das Unidades da Rede de Atenção Básica à Saúde (RBAS) no atendimento clínico-oftalmológico. As inscrições podem ser feitas pelo site.
O curso é produzido e ofertado pelo Nescon, em parceria com o Secretaria do Ministério da Saúde e da Educação em Saúde da Universidade Aberta do SUS. A qualificação tem como objetivo ampliar a capacidade de resolução clínico-oftalmológica na perspectiva dos propósitos e programas da Política Nacional de Atenção em Oftalmologia (PNAO), instituída pelo Ministério da Saúde, em 2008.
A carga horária é de 60h e as atividades seguem a metodologia autoinstrucional, isto é, são desenvolvidas online, sem a participação de tutor ou professor. A qualificação está organizada em cinco unidades e aborda temas como exame oftalmológico, situações e problemas oculares frequentes no atendimento clínico-oftalmológico na RBAS.
Também serão abordados os aspectos particulares da saúde visual em recém-nascidos, crianças e idosos, destacando as ações e atividades do “Projeto Olhar Brasil” e a necessidade de constituição de Redes Regionais e Estaduais de Atenção em Oftalmologia, como estratégia de manter a linha de cuidado na atenção oftalmológica.
Para mais informações ou realizar a inscrição, acesse a página do curso.