O Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG recebe amanhã, 15 de maio, às 18h, a palestra “Talassemia: o que todos devem saber”. A participação é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.
O professor do Departamento de Pediatria da Faculdade e hematologista Marcos Borato Viana é um dos palestrantes convidados, e explicará as alterações genéticas que levam ao diagnóstico da doença. Também participarão a hematologista pediátrica da Fundação Hemominas, Priscila Cezarino, que trará os principais aspectos clínicos e do tratamento da doença e o paciente de talassemia Eduardo Fróes, membro da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), que apresentará um panorama pessoal da relação com a doença.
O evento é promovido pela Liga Acadêmica de Oncologia e Hematologia e Departamento de Pediatria da Faculdade, em parceria com o Registro Hospitalar de Câncer do Hospital das Clínicas e a Abrale.
Talassemia
A Talassemia é uma doença hereditária do sangue, na qual o organismo não produz hemoglobina da maneira adequada. A doença resulta em uma destruição dos glóbulos vermelhos, causando anemia. Dependendo da gravidade, o portador pode precisar de transfusões de sangue e até mesmo de um transplante de medula. A talassemia é a segunda hemopatia mais comum entre os brasileiros, perdendo apenas para a anemia falciforme. Estima-se que uma em cada vinte pessoas no mundo possua alguma forma de talassemia, na maioria das vezes de grau leve.