Pesquisa avalia a Atenção Básica no Brasil

Publicado em Notícias - 9 de outubro de 2007

O Nescon e o Instituto de Saúde Coletiva (ISC-UFBA), com o apoio do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB) estão desenvolvendo a pesquisa Avaliação do impacto das ações do Programa de Saúde da Família na redução das internações hospitalares por condições sensíveis à atenção básica no período de 1999-2006. O objetivo é avaliar a efetividade da estratégia saúde da família na redução das internações hospitalares no Brasil. O primeiro produto desse estudo é a Lista Brasileira de Internações Hospitalares por Condições Sensíveis à Atenção Básica (CSAB), em fase de finalização .

A lista é composta por um conjunto de diagnósticos para o qual as atividades próprias da atenção básica efetiva, tais como a prevenção de doenças, o diagnóstico precoce, o tratamento oportuno de patologias agudas, o controle e acompanhamento de patologias crônicas, resultariam na diminuição das internações hospitalares por essas doenças.

Segundo informações do DAB, as taxas de internações por CSAB são utilizadas em alguns países como indicador indireto de avaliação do acesso e da qualidade da atenção básica, ou seja, se for constatado, em um determinado local, um alto nível de internações por CSAB, isso significa que a qualidade do atendimento nesse local não é boa. Sendo o estudo nacional, o Ministério da Saúde terá condições de saber onde há deficiência e boa qualidade da atenção básica.

No Nescon, a pesquisa, que é coordenada por Veneza Berenice de Oliveira, aborda as CSAB em adultos e idosos. Segundo a pesquisadora, a primeira lista brasileira estava fundamentada nas listas já existentes nas Secretarias de Estado da Saúde de Minas Gerais e do Ceará, na Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba e em trabalhos internacionais. Em 2005 aconteceu a primeira oficina de consenso, em Belo Horizonte, que reuniu pesquisadores e especialistas da área, com a consultoria do professor James Macinko da Universidade de New York.

Em maio desse ano foi realizada uma nova oficina de trabalho com o objetivo de elaborar uma lista preliminar que será validada através de uma consulta pública feita pelo DAB e pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. O prazo para o envio de comentários e sugestões sobre a lista brasileira de internações hospitalares por CSAB, deve ser feito diretamente no site do DAB até o dia 20 de outubro.

As próximas etapas, após a validação da lista e avaliação da atenção básica em todo o território brasileiro, são o monitoramento e avaliação das internações. “O grupo de pesquisa vai usar as Autorizações de Internação Hospitalar – AIH´s para verificar se as mesmas estão diminuindo ou aumentando. A expectativa é que onde tiver aumento das equipes de PSF, as internações por CSAB diminuam”, acredita Veneza Berenice.

Comunicação Nescon
Redação: Marcela Campos Terra – estudante de jornalismo
(31) 3248-9673 nescon@medicina.ufmg.br