Pesquisador do Nescon apresenta resultados em Conferência Nacional sobre RH em Saúde

Publicado em Diversos - 11 de junho de 2010

A Estação de Pesquisa de Sinais de Mercado em Saúde (EPSM) –  vinculada ao Nescon apresentou, ontem, estudo preliminar demonstrando que há ainda um considerável número de municípios que sofrem com a falta de médicos em atenção primária. O artigo Índice de escassez de médicos no Brasil: estudo exploratório no âmbito da atenção primária foi apresentado pelo professor e coordenador da pesquisa Sábado Nicolau Girardi, durante a Conferência Internacional sobre Pesquisas em Recursos Humanos em Saúde, no Rio de Janeiro.

A pesquisa é um esforço inicial para identificar áreas carentes em atendimento à saúde. Os resultados apontaram dados expressivos como o fato de 14,1% dos municípios brasileiros possuirem mais de 3 mil habitantes por médico. Espera-se que os dados possam contribuir na elaboração de políticas e estratégias em assistência em saúde no território nacional.

A Conferência Internacional sobre Pesquisas em Recursos Humanos em Saúde se encerra hoje e está sendo transmitida online, pelo endereço http://ccoms-imsuerj.org.br/?p=220.

Comunicação Nescon
(31) 3409-9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br