Pesquisa avaliará uso e acesso a medicamentos no país

Publicado em Notícias - 16 de outubro de 2012

Uma pesquisa do Ministério da Saúde, que será realizada em parceria com 11 universidades federais e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), vai avaliar  o consumo e o acesso a medicamentos pela população. O estudo inédito pretende identificar o impacto e a efetividade das políticas públicas de medicamentos no Brasil.

Denominado “Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos – Pnaum”, o estudo pretende coletar dados e indicadores que possibilitem direcionar melhor os rumos estratégicos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS).

A pesquisa, que será aplicada em 35 mil residências de todos os estados brasileiros, abrangendo, ao todo, 300 municípios, está dividida em 2 componentes – inquérito e serviço.

O componente inquérito, que será desenvolvido no início de 2013, identificará o que de fato as pessoas estão precisando. “Vamos ter uma ideia se o que falta são medicamentos ou se é necessário criar uma política pública para ajudar a prescrição e o uso racional dos remédios já ofertados”, explica Sotero Serrate Mengue, pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e responsável por esta etapa.

Na segunda fase, que começa em novembro, serão aplicados questionários para avaliar o serviço prestado à população na Atenção Básica, as unidades básicas de saúde e seus funcionários. Durante três meses, quatro mil pessoas, 380 unidades, 800 profissionais de saúde e 135 coordenadores da assistência farmacêutica nos municípios serão entrevistados.

Os resultados da pesquisa serão divulgados até o final de 2013. A expectativa do Ministério da Saúde é produzir evidências que permitam alinhar as políticas públicas farmacêuticas aos princípios e diretrizes do SUS.

Leia mais AQUI.