Pesquisadores do Nescon em evento no México

Publicado em Notícias - 1 de outubro de 2008

Nos dias 2 e 3 de outubro, os pesquisadores Sábado Nicolau Girardi, Cristiana Leite Carvalho e Mariângela Leal Cherchilia participam da 3ª Reunião Interinstitucional sobre Recursos Humanos para a Saúde. Realizado no México, o encontro faz parte de uma série de atividades que acontecem desde 2006 e busca desenvolver a pesquisa Formación, regulación y empleo de los recursos humanos para la salud, relacionada especificamente aos enfermeiros, cirurgiões-dentistas, farmacêuticos, bioquímicos e médicos. O objetivo do estudo é realizar um diagnóstico situacional e a partir daí, propor estratégias de planejamento.

A programação do primeiro dia inclui apresentação e discussão dos resultados preliminares da pesquisa desenvolvida no México e no segundo, os participantes do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Costa Rica e Países Andinos vão apresentar suas experiências de investigações dos recursos humanos na saúde. “Vamos discutir o panorama geral dos recursos humanos no Brasil, sob as perspectivas da formação, emprego e regulação profissional, apresentando as ocupações nos mercados de trabalho, além de metodologias e métricas para dimensionamento de fenômenos específicos como a precariedade das relações de trabalho na saúde”, explicou Girardi.

Ao final da Reunião, o grupo vai discutir a viabilidade de aplicação das experiências e metodologias apresentadas se adaptarem ao contexto de cada país, além de discutir adequações necessárias como, utilização de censos de outros países, estatísticas de emprego e comparação de sistemas de informação. “Esperamos que a partir dessa reunião, seja possível começar a produzir um protocolo de investigação internacional dos recursos humanos em saúde da América Latina”, salientou Girardi.

O evento é promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Pública – INSP, através do Centro de Investigação em Sistemas de Saúde e a Fundação Mexicana para Saúde.

O INSP
Fundado em 1922 e localizado no México, o INSP é um dos centros de educação e pesquisa em saúde pública da América Latina. Com a oferta contínua de certificação para profissionais da área de saúde e com programas de pós-graduação de mestrado e doutorado em saúde pública, o Instituto forma profissionais com o objetivo de elevar o nível de saúde e bem-estar da população heterogênea da América Latina.

Comunicação Nescon
(31) 3409-9673 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br