Pesquisadores do Nescon no XII Congresso Mundial de Saúde Pública

Publicado em Notícias - 23 de Abril de 2009

“Alcance a transplantes de rins no Brasil e em Belo Horizonte; Dispensação farmacêutica em uma Unidade Básica de Saúde de Belo Horizonte; Sobrevivência de pacientes em Terapias Renais Substitutivas; Tendências na contratação do trabalho no Programa de Saúde da Família; e Treinamento em serviços para profissionais de saúde  – uma iniciativa de educação a distância no Brasil”.

Seis trabalhos sobre esses temas, desenvolvidos por pesquisadores e estudantes do Nescon  serão apresentados durante o XII Congresso Mundial de Saúde Pública.

O evento, que acontece de 27 abril a 1 de maio, em Istambul, na Turquia, tem como objetivo reunir as últimas pesquisas e práticas de saúde pública na esfera internacional. Com o tema Fazendo a Diferença na Saúde Pública Global: Educação, Investigação, e Prática’, o congresso abordará os desafios e oportunidades para instituições de saúde pública em todo o mundo.

Trabalhos do Nescon
Quatro, das seis áreas temáticas do Núcleo serão representadas. Os professores Eli Iola Gurgel e Francisco de Assis Acúrcio, da Economia da Saúde apresentam 3 trabalhos relacionados às pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa em Economia da Saúde sobre Terapias Renais Substitutivas, são elas: Survival of patients under Renal Substitutive Therapy (RST), admitted in 2000 according to the entry modality, Brazil 2000 – 2004 (sobrevivência de pacientes em Terapias Renais Substitutivas no Brasil 2000-2004); Access to kidney transplant in Brazil: a case of inequity? (alcance a transplantes de rins no Brasil) e Access to kidney transplant in Belo Horizonte/Minas Gerais – Brazil, 2000-2005: a longitudinal study (alcance ao transplante do rim em Belo Horizonte/Minas Gerais – Brasil, 2000-2005: um estudo longitudinal).

Sábado Nicolau Girardi e Cristiana Leite Carvalho, da área de Recursos Humanos em Saúde e Gestão Pública, apresentarão uma análise das Tendências na contratação do trabalho no Programa de Saúde da Família no Brasil. Segundo Girardi, a pesquisa foi realizada a partir da comparação de dados obtidos de surveys  telefônicos nacionais, conduzidos pela Estação de Pesquisa de Sinais de Mercado – Observatório de Recursos Humanos em Saúde do Nescon.

Soraya Almeida Belisário, da área temática Trabalho e Educação em Saúde apresenta Factors associated with the duration and the quality of pharmaceutical dispensing in a primary healthcare facility from Belo Horizonte, Brazil (fatores associados à duração e qualidade da dispensação farmacêutica em uma Unidade Básica de Saúde de Belo Horizonte).

Essa pesquisa é originada da dissertação de mestrado defendida em fevereiro deste ano, no Programa de pós-graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UFMG pela aluna Luciana D’Avila e foi orientado pela professora Ada Ávila Assunção e co-orientado por Soraya Belisário.

Fechando as participações do Nescon no congresso, o pesquisador Raphael Aguiar, da área de Atenção Básica em Saúde, apresenta In-service training for primary health care: A distance education initiative in Brazil. De acordo com Aguiar “é um trabalho de autoria coletiva que traça um panorama geral do Programa Ágora  e de seu contexto no Brasil, além de ser parte de uma pesquisa sobre facilidades e dificuldades em se continuar no Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família”, explicou.

A maioria dos trabalhos do Núcleo são de autoria coletiva (com participação de pesquisadores, professores e estudantes vinculados a cada pesquisa)  e serão apresentados nas formas de pôster e oral durante o Congresso.

Trabalhos de brasileiros são 1/3 no Congresso
Segundo a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), parceira da Federação Mundial de Associações de Saúde Pública (WFPHA), 395 dos 1.419 trabalhos aprovados para apresentação no XII Congresso Mundial de Saúde Pública são de autores brasileiros. Destes 69 serão apresentados em comunicações orais, representando 17,5% do total de 395 trabalhos científicos a serem apresentados nesta categoria.

Na categoria pôster, mais de 30% dos trabalhos aprovados são de autoria de profissionais de saúde do Brasil. Do total de 1.024 apresentações nesta categoria, 324 são de autores nacionais.

O congresso é organizado pela Federação Mundial de Associações de Saúde Pública  e pela Associação Turco da Saúde Pública.

Mais informação no www.worldpublichealth2009.org.

(31) 3409-9790  comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br