Planos de saúde podem fornecer cartão do SUS

Publicado em Diversos - 9 de novembro de 2012

As operadoras de planos de saúde do país já podem emitir o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) para seus clientes. A medida, anunciada nesta terça-feira (6) pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pretende fazer com que as empresas reembolsem o governo quando seus beneficiários receberem tratamento pela rede pública.

Com a iniciativa, as operadoras terão acesso ao Sistema de cadastramento de Usuários do SUS (CadSUS) na internet, que permite a geração do Cartão Nacional de Saúde (CNS). Será possível consultar se seus clientes já possuem registro, além de fazer alterações de dados de beneficiários e fornecer números para a emissão de novos cartões.

“Além de facilitar o acesso ao cartão – já que o cidadão não precisará mais ir a uma unidade de saúde para obter número – a medida acelerará o processo de devolução dos recursos ao SUS”, observa o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2011 as operadoras repassaram quase 83 milhões de reais ao SUS, valor seis vezes maior que no ano anterior, quando foram transferidos mais de 15 milhões.

De acordo com a Resolução Normativa 295, da ANS, as 1.586 operadoras do país têm até o dia 6 de junho de 2013 para cadastrarem os clientes não identificados e informar os números dos cartões. Atualmente, existem no Brasil cerca de 48 milhões de usuários de planos de saúde. A medida irá beneficiar cerca de 17 milhões que não foram contemplados pela primeira entrega, realizada em maio deste ano e, também, os futuros beneficiários.

Leia mais.