Artigo indica forte associação entre o uso de recursos tecnológicos e a qualidade da atenção à saúde da mulher
Resultados do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) foram publicados na revista americana Journal of Ambulatory Care Management. Intitulado Is the Use of Information and Communication Technology Associated With Aspects of Women’s Primary Health Care in Brazil?, o artigo é de de autoria da equipe do PMAQ 3º ciclo – um dos projetos do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da UFMG (Nescon).
O trabalho analisa a incorporação de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na Atenção Básica à Saúde no Brasil, identificando aspectos que podem ser associados a uma melhor qualidade da atenção prestada à mulher.
“Estamos falando, por exemplo, do registro alterações no exame de câncer de colo de útero em prontuários eletrônicos. Ou da possibilidade de um profissional da Atenção Básica usar a telessaúde para obter uma segunda opinião sobre um caso de câncer mama. Ou ainda desse mesmo profissional poder acessar à internet para assistir uma aula virtual”, descreve Daisy Xavier, pesquisadora do Nescon e doutora em Saúde Pública pela UFMG. “Isso pode ser de grande valia para ampliação do acesso das mulheres à atenção básica com qualidade, considerando sobretudo a dimensão territorial do Brasil e suas desigualdades socioeconômicas persistentes”, completa.
Pesquisa de campo
As conclusões apresentadas pelo artigo demandaram coleta de dados junto a mais de 30 mil equipes de Saúde da Família em todo o Brasil durante os anos de 2013 e 2014. Financiado pelo Ministério da Saúde, o estudo é um dos pioneiros avaliação da incorporação de Tecnologia de Informação e Comunicação na Atenção Primária.
Além de Daisy, assinam a publicação Antônio Thomaz Gonzaga Matta-Machado, coordenador do PMAQ no Nescon; bem como os pesquisadores: Angela Maria L. Dayrell de Lima; Lucas Lobato Araújo; Délcio Fonseca Sobrinho; Érica Araújo Silva Lopes; Gabriel Henrique Silva Teixeira; e Alaneir de Fátima dos Santos.
Sobre o PMAQ
Financiado pelo Fundo Nacional de Saúde, o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) é uma iniciativa do Ministério da Saúde desenvolvida com o objetivo de induzir avanços que levem a atenção básica no Brasil ao nível da excelência.
O projeto compreende a realização de avaliação das condições de acesso e de qualidade das Equipes de Saúde da Família (ESF). Ao Nescon – instituição parceira do Ministério nessa empreitada – cabe a avaliação externa das equipes de atenção básica nos estados do Acre, Rondônia e mesorregiões de Minas Gerais.