Começou no dia 7 de maio, no Rio de Janeiro, a aplicação de questionários avaliativos a gestores, trabalhadores e usuários atendidos pelas Equipes de Saúde da Família no país. A iniciativa se insere no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que busca a ampliação do acesso e a melhoria do atendimento, com garantia de um padrão de qualidade.
O resultado servirá de indicador para aumento dos repasses às equipes: quem for melhor avaliado, receberá mais recursos para seguir melhorando. Além do questionário, serão analisadas a qualidade do atendimento, a infraestrutura das unidades e a disponibilidade de medicamentos.
Os quase 800 entrevistadores selecionados para o programa se encarregarão de avaliar cerca de 17.500 equipes em 3.972 municípios de todo o país. Em Minas Gerais, o Nescon foi o responsável pela seleção e treinamento dos entrevistadores e supervisores que aplicarão os questionários. Além disso, o Núcleo realizará o planejamento das visitas dos entrevistadores aos municípios em todo o estado e fará a validação dos dados coletados.
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