Pólo de educação em Lafaiete oferece especialização em Saúde da Família

Publicado em Notícias - 27 de julho de 2007

Será inaugurado hoje, pelo governo federal, em Conselheiro Lafaiete, o primeiro Pólo de Apoio à Educação à Distância. A iniciativa faz parte do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com municípios, Estados e instituições públicas de ensino superior. Participam do pólo de Conselheiro Lafaiete as universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e de Ouro Preto (Ufop). No local, serão oferecidos pela UFMG os cursos de graduação em geografia (bacharelado) e pedagogia/normal superior, além de dois cursos de especialização. À Ufop caberá os cursos de graduação em matemática (licenciatura) e administração (bacharelado).

Por meio do Programa Ágora, vinculado ao Nescon, o Pólo vai oferecer os cursos de especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, proposta da Medicina e Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem, uma proposta da Escola de Enfermagem da UFMG. Cada curso de especialização contará com 50 vagas e a seleção dos alunos ocorrerá ainda este ano.

Segundo Edison Corrêa, coordenador institucional do Àgora e vice-coordenador do Nescon “a inauguração desse pólo é a concretização de um projeto maior de educação que vai atender várias cidades pólos e centenas de municípios mineiros”, comemora.

Para o curso de especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, as próximas etapas serão seleção dos tutores locais e publicação de edital de convocação dos profissionais de saúde do município, um acordo entre prefeitura e a UFMG.

O pólo de Conselheiro Lafaiete é o primeiro de dez previstos para inauguração em Minas Gerais e todos com participação da UFMG. Outros pólos serão criados ainda neste ano em Araçuaí, Teófilo Otoni, Governador Valadares, Formiga, Campos Gerais, Corinto, Januária e Uberaba e vão oferecer 2.350 vagas.

Instalações
O Pólo de Apoio à Educação à Distância de Conselheiro Lafaiete tem 900 metros quadrados de área construída e 17 salas de aula, além de biblioteca, espaço para videoconferências, laboratório de informática, laboratórios dos cursos e salas para os tutores. O local estará aberto para consultas eventuais dos alunos aos tutores e para os encontros presenciais dos cursos à distância.

Inauguração
A inauguração do pólo de Conselheiro Lafaiete será às 16h, a partir de 14h acontecem apresentações culturais no local. Na solenidade estão previstas as presenças do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci, dos reitores da UFMG, Ronaldo Tadêu Pena, e da Ufop, João Luiz Martins, além de representantes do Ministério da Educação e de prefeituras e escolas da região. Também participam da inauguração a professora Maria do Carmo Vila, coordenadora do Centro de Apoio à Educação à Distância da UFMG e Ione Maria Ferreira de Oliveira, coordenadora da Universidade Aberta do Brasil na UFMG.
O pólo funcionará na rua Marechal Deodoro, 8, bairro Santa Matilde. Conselheiro Lafaiete fica na região Central do estado, a 100 quilômetros de Belo Horizonte.

Redação: Zirlene Lemos – Jornalista com CEDECOM/UFMG
(31) 3248 9681 – nescon@medicina.ufmg.br