Não são raras às vezes em que o paciente omite ou mente durante uma consulta médica. Por vergonha, desconfiança ou por achar que certa informação não tem importância, acabam não contando detalhes que podem ajudar o médico a chegar a um diagnóstico ou fazer com que ele decida por um ou outro tratamento.
O Portal BrasilSUS publicou matéria na qual aponta que uma das formas de combater eventuais mentiras dos pacientes é exatamente estabelecer uma relação de confiança com ele. Quando se prescreve um remédio, por exemplo, é fundamental explicar como vai ser o tratamento. São em pequenos atos como esse que o médico, a cada consulta, retira o pudor do paciente em expor sua situação.
Levantamento do Hospital 9 de Julho, em São Paulo, constatou que a sexualidade é o tema mais espinhoso, sobretudo entre a população masculina: cerca de 30% dos homens mentem no consultório. Segundo a pesquisa, aspectos ligados à vida sexual, alimentação, sedentarismo, automedicação, tabagismo e peso são os que mais geram mentiras.
Leia aqui a matéria na íntegra.
Comunicação Nescon
(31) 3409-9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br