Pré-inscrições abertas para curso de ações para controle da tuberculose

Publicado em Notícias - 28 de novembro de 2011

Estão abertas as pré-inscrições para o curso Ações Para o Controle da Tuberculose na Atenção Básica, uma parceria entre Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS). Ofertado a distância, o curso é voltado a médicos e enfermeiros da rede básica de saúde de todo o país. A ideia é formar profissionais capazes de diagnosticar e manejar corretamente casos de tuberculose, de maneira a contribuir para redução da incidência e da mortalidade pela doença.

Pré-inscrição e registro de interesse

Para registrar interesse no curso, são necessários dois passos. O primeiro é cadastrar-se na Plataforma Arouca, o sistema nacional de informações sobre os trabalhadores de saúde do país. Após o cadastro, o candidato deve então clicar neste link e preencher os dados solicitados.

É importante ressaltar, contudo, que esses procedimentos não garantem a matrícula na formação. As inscrições estarão sujeitas à disponibilidade de vagas, mas somente os pré-inscritos receberão as informações necessárias para se matricularem posteriormente. A previsão é de que o curso seja ofertado no primeiro semestre de 2012, ainda sem data definida.

Clique aqui para mais informações

Tuberculose no Brasil

Apesar de grandes avanços nos últimos anos, a tuberculose ainda é um grande problema de saúde pública no Brasil. Isso porque menos de 60% dos casos são diagnosticados na atenção básica. Grande parte das ocorrências ainda é detectada prontos-socorros e nas unidades de pronto atendimento (UPAs), quando o paciente já apresenta um quadro grave de adoecimento e, possivelmente, já espalhou a doença.

O resultado é que, hoje, o Brasil faz parte dos 22 países responsáveis por 80% da carga de tuberculose no mundo. Possui um coeficiente de incidência de 37,2 casos para cada 100 mil habitantes, com 71 mil casos novos por ano e uma taxa de mortalidade de 4800 mortes anuais.

O curso Ações Para o Controle da Tuberculose na Atenção Básica pretende colaborar para fortalecer o controle da doença e a valorização da Atenção Básica nesse processo, com ênfase nas estratégias de diagnóstico precoce e tratamento até a cura completa.

Comunicação Nescon com assessoria de comunicação UNA-SUS

comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br