Primeiro encontro presencial do CEABSF 2012-1

Publicado em Notícias - 5 de Março de 2012

Foi dada a largada. No dia 3 de março, sábado, os alunos selecionados para a 7ª edição do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF) participaram do primeiro encontro presencial do ano.

Em Lagoa Santa, um dos 10 polos do CEABSF, a aula inaugural contou com a presença de Rogério Avelar, prefeito da cidade, e de Celina de Oliveira, membro da equipe coordenadora do Programa Ágora. Eles foram acompanhados pelos tutores presenciais e a distancia do curso.

1

Durante o encontro, os 50 alunos receberam as boas vindas e foram apresentados ao funcionamento do curso e da educação a distância. “A aula inaugural tem a função de dar uma orientação geral ao aluno. É o primeiro contato dele com o seu tutor, o que permite uma identificação entre eles. Apesar de o curso ser ofertado na modalidade a distância, o encontro presencial é importante para que os alunos possam entender a estrutura do CEABSF e serem independentes num momento futuro”, explicou Celina.

A necessidade de haver comprometimento e empenho durante os estudos foram lembrados pela representante da coordenação. “Os alunos devem levar em conta que o curso não é gratuito, há um investimento alto do governo. Por isso deve haver interesse e continuidade no aprendizado”, disse Celina.

A sétima edição do CEABSF confirma a tradição do Ágora/NESCON na oferta de cursos direcionados à Saúde da Família em Minas Gerais. Nesse semestre, o Núcleo oferece 350 vagas por todo o estado de Minas Gerais.

“Conheci o CEABSF através de colegas que se graduaram no curso e me motivaram a realizar a inscrição. Espero que minha participação possa ampliar meus conhecimentos em Saúde Pública”, disse Pâmela Costa, enfermeira atuante em Santa Luzia.

Os alunos do CEABSF durante a aula de introdução à Plataforma Ágora.

No período da tarde, os alunos foram introduzidos à plataforma Ágora. Também foi a oportunidade de médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas se apresentarem e trocarem as primeiras experiências sobre as suas realidades e desafios na Atenção Básica. “Um dos objetivos do curso é promover a interlocução entre os diversos profissionais atuantes na Atenção Primária. A interdisciplinaridade e a troca, a exemplo do que acontece nas Equipes de Saúde da Família, são fundamentais para a busca de soluções para os diversos problemas existentes nessa área de atuação”, diz Patrícia Diniz, tutora a distância do curso em Lagoa Santa.

Todos os polos do CEABSF em Minas Gerais (Araçuaí, Bom Despacho, Campos Gerais, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Formiga, Governador Valadares, Lagoa Santa, Pompéu e Teófilo Otoni) receberam o encontro simultaneamente. A partir de agora, os alunos passarão por três semestres de estudos até o fim da formação, prevista para a metade de 2013.