Professores da Medicina receberão Medalha do Mérito Médico do Ministro da Saúde

Publicado em Diversos - 19 de novembro de 2010

Cinco professores da Faculdade de Medicina da UFMG: Ennio Leão, Enio Roberto Pietra Pedroso, Francisco Eduardo de Campos,  João Carlos Pinto Dias e José Saraiva Felipe,  serão contemplados com a condecoração Ordem do Mérito Médico. Esse ano, os agraciados foram anunciados via decreto presidencial, após indicação do ministro da Saúde, José Gomes Temporão. A escolha se dá após análise dos Curricula Vitarum de médicos que tenham prestado serviços notáveis ao país, ou que tenham se distinguido no exercício da profissão ou no magistério da medicina, ou ainda que sejam autores de obras relevantes para os estudos médicos. A Ordem do Mérito Médico é composta de cinco classes: grã-cruz, grande-oficial, comendador, oficial e cavaleiro.

Francisco Eduardo de Campos receberá a condecoração de grande-oficial pela sua contribuição para a educação médica.

José Saraiva Felipe (coordenador do Nescon entre 1990 – 1991) será agraciado na classe de Grã-Cruz.

Ennio Leão e Enio Pedroso serão feitos comendadores da ordem, pela criação de uma importante escola de pediatria social e pela humanização da prática médica.

Classificado comendador, João Carlos está sendo reconhecido por relevante participação nos estudos da doença de Chagas.

Também será agraciado o coordenador do Nescon José Agenor Álvares da Silva (1992 – 1993),  homenageado com a  Medalha de Mérito Oswaldo Cruz na categoria Ouro.

A cerimônia de outorga ocorrerá no dia 24 de novembro, às 19h, na Sala Brasil, Piso Superior, do Centro de Convenções e Eventos Brasil 21, em Brasília e será concedida pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Veja lista completa dos homenageados

Veja aqui o arquivo do Diário Oficial da União.

Redação: Zirlene Lemos – Comunicação Nescon
(31) 3409-9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br