Programa Ágora discute especialização em Saúde da Família

Publicado em Notícias - 19 de setembro de 2007

As equipes de coordenação dos Cursos de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família e do Curso de Especialização em Formação Pedagógica do Profissional de Enfermagem da UFMG, se reúnem nesta quinta-feira, 20, com representantes dos Pólos Municipais de Apoio Presencial à Educação Superior para o planejamento dos cursos. Participam do encontro os municípios de Araçuaí, Campos Gerais, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Formiga, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Uberaba.

Esses municípios optaram por operar cursos ministrados pela UFMG com o uso de ferramentas de Educação a Distância (EaD). Por meio do Programa Ágora, vinculado ao Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG – Nescon – os pólos irão oferecer dois cursos de especialização:
Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família – CEABSF proposto pelo Nescon voltado a profissionais contratados pelos municípios para atuação em equipes de PSF: médicos, cirurgiões-dentistas e enfermeiros;
Curso de Especialização em Formação Pedagógica do Profissional de Enfermagem – CEFPEPE – proposto pelo Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem e voltado exclusivamente a profissionais de Enfermagem contratados pelos municípios para atuação em equipes de PSF.

De acordo com o professor Edison Corrêa, coordenador institucional do Programa Ágora “o encontro vai ajudar a definir as funções específicas dos Pólos e a partir daí serão desencadeados os processos de edital, seleção e matrícula”, explicou. A previsão de inicio das aulas é no dia 7 de fevereiro de 2008.

Os cursos são uma parceria com o Ministério da Saúde/ Secretaria de Educação Superior, Sistema Universidade Aberta do Brasil, do Ministério da Educação, Rede Multicêntrica de Apoio à Especialização em Saúde da Família e o financiamento é do Banco Nacional de Desenvolvimento – BNDES.

Comunicação Nescon
Redação: Zirlene Lemos – Jornalista