Sistema informatizado facilita administração de recursos de polos UAB

Publicado em Notícias - 20 de Janeiro de 2010

Padronizar e facilitar o envio de dados relativos aos polos de apoio presencial são os objetivos do novo recurso do Sistema de Gestão da Universidade Aberta do Brasil (SisUAB), apresentado em capacitação piloto oferecida a 19 coordenadores de polos.

Os gestores que receberam o treinamento em Brasília e vão aplicar o módulo do SisUAB em caráter experimental até fevereiro, quando a capacitação deve se estender aos outros 701 coordenadores de polos.

A ferramenta permite aos gestores realizar atualização imediata de informações como quantidade, estado, segurança e acessibilidade dos ambientes e dos bens dos polos, assim como de informações relativas aos recursos humanos, a exemplo do número de colaboradores e do expediente de trabalho. Mensalmente o programa gera um relatório com as informações reunidas. Desta forma, os técnicos da diretoria de Educação a Distância da Capes podem dispor de material mais recente sobre as atividades da estrutura da UAB que está mais próxima do estudante, e tomar decisões mais direcionadas. Atualmente os dados são passados por correio eletrônico e telefone, sem sistema específico.

Para Maria Isabel Vilela, coordenadora do polo de Campos Gerais (MG),  ofertante do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família,  a inovação pode aperfeiçoar as relações das unidades com a sede da UAB. “Nossa própria organização interna ganha agilidade com o recurso”, acrescenta Isabel.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Capes

(31) 3409-9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br