Qualificação profissional é desafio na consolidação do SUS, diz presidente da Abrasco

Publicado em Diversos - 19 de setembro de 2011

O papel das universidades na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) deu a tônica da palestra de abertura da 10ª Reunião da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) – que reuniu, esta manhã, membros do Nescon, Conselho Diretor da Abrasco e da comunidade acadêmica em geral na Faculdade de Medicina da UFMG. Conduzida pelo presidente da Abrasco, Luiz Augusto Facchini, a conferência destacou qualificação profissional como uma das barreiras a serem transpostas rumo à qualidade e efetividade do SUS, campo em que parte das tristes estatísticas pode ser creditada à falta de preparo dos profissionais do setor.  “Hoje, 95% das gestantes realizam o teste HIV, mas apenas 75% delas realizam o VDRL (teste para sífilis). O teste faz parte dos exames de rotina da gestante e deve ser feito mensalmente, mas muitos médicos ainda não pedem”, revela Facchini, ressaltando a relevância da formação profissional na mudança desse tipo de conduta. Consequentemente, na redução da incidência de sífilis congênita no Brasil, que tem 12 mil novos casos da doença registrados por ano.

Como iniciativa bem-sucedida de qualificação para o SUS, Facchini citou a Universidade Aberta do SUS (UNASUS), projeto no qual se insere o Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, executado pelo Nescon. “Muito bem articulada, a UNASUS é hoje referência em formação em larga escala”, comenta.

A necessidade de ampliação dos recursos destinados à saúde também foi tópico das discussões da palestra, sobretudo no atual cenário de crescimento da economia brasileira. “É inaceitável que o Brasil, sendo a sétima economia do mundo, a segunda das Américas – atrás apenas do Estados Unidos – gaste menos com saúde que a Argentina, por exemplo”, disse o presidente da Abrasco.

Após a palestra de abertura, os participantes seguiram para o Nescon, onde o conselho consultivo da Abrasco – do qual faz parte Mariângela Cherchiglia, pesquisadora do Núcleo – se reunirá por toda a tarde. As discussões vão girar em torno da regulamentação da Emenda Constitucional 29. Com votação prevista para esta quarta-feira (21), a legislação dispõe sobre o financiamento do SUS.

Comunicação Nescon

comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br