Recursos educacionais da UFMG serão apresentados na VI Oficina da UNA-SUS

Publicado em Notícias - 18 de Fevereiro de 2011

O monitoramento de avaliação do sistema, bem como a política dos cursos de uma forma geral, além da avaliação da produção dos recursos educacionais, estes serão alguns temas da VI Oficina da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), que  acontece nos dias 21 e 22 de fevereiro, em Fortaleza (CE)  e espera reunir  representantes de instituições acadêmicas, serviços e gestão  da saúde de todo o país.

Na ocasião o vice-coordenador do Nescon, Edison Corrêa, participa de mesa-redonda  onde vai apresentar o material instrucional produzido para dar suporte ao Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF). “Vamos apresentar  as 20 obras  já publicadas [formatos impresso e eletrônico] , de  cadernos de estudos, passando por livros e  guias, entre outros materiais   além do ambiente do curso na internet (plataforma) que possibilita as interações  — fóruns, vídeo, chats,  postagem de atividades e acesso à  Biblioteca Virtual do Nescon“, destacou Corrêa, coordenador institucional do Ágora, programa responsável pelo CEABSF.

Também participam da atividade,  relatando experiências,  a Universidade Federal do Ceará  e a Universidade Federal de Santa Catarina. Outro  debate  que terá participação das três instituições é a  avaliação da oferta de cursos a distância.

No dia 21,  a programação trará à tona a discussão sobre Educação a distância nas profissões da saúde:  onde? quando? como? por que?  com participação de Janet Grant, professor da  Education in Medicine – The Open University in the United Kingdom e  de Francisco Eduardo de Campos,  Secretário Executivo da Universidade Aberta do SUS.  Haverá também debates, avaliação das ações da UNA-SUS, bem como  a finalização da proposta de agenda de reuniões e oficinas em 2011.

Pelo Nescon também participam os pesquisadores Raphael Aguiar e  Maria Teresa Amaral, ambos da coordenação do CEABSF  e a professora da Escola de Enfermagem da UFMG, Zídia Rocha Magalhães, coordenadora do curso de especialização em Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem  (CEFPEPE).

UNA-SUS
A UNA-SUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde,  que mantém estreita parceria com o Nescon desde sua concepção, em 2008.  Possibilita saltos em qualidade, tempo, escala, custo e efetividade das ações de educação em saúde. Essa rede que integra o sistema educacional e o SUS tem como grande aliada a implantação de novas tecnologias educacionais.

Segundo Vinícius de Araújo Oliveira, consultor do Ministério da Saúde e responsável técnico pelo projeto  UNA-SUS, o diferencial da proposta é a maneira como as atividades se dividem e se articulam. “Elas estão separadas em quatro componentes: formulação de conteúdo, educação a distância, titulação dos estudantes e apoio local à aprendizagem, com suporte das tecnologias disponíveis”, enumera.

Saiba mais sobre a UNA-SUS

(31) 3409-9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br