Representantes de Observatórios de RH dos países Andinos visitam Nescon

Publicado em Notícias - 3 de Maio de 2007

Entre os dias 08 e 10 de maio, Belo Horizonte recebe especialistas em gestão de políticas de recursos humanos em saúde, que participam da Reunião dos Observatórios de Recursos Humanos dos Países Andinos e Chile. O objetivo do encontro é trocar experiências entre a Rede Observatório de Recursos Humanos do Brasil e os Observatórios dos países Andinos. Entre as atividades da reunião, uma visita ao Nescon, onde os participantes vão conhecer os resultados da pesquisa Qualidade de Emprego e Precarização do PSF, feita pela Estação de Pesquisa de Mercado em Saúde – EPSM – do Observatório de RH em Saúde do Núcleo.

Para o coordenador do Observatório de RH em Saúde do Nescon – EPSM, Sábado Girardi, esta é uma oportunidade de trocar experiências e firmar parcerias. “O encontro possibilita a troca de experiências com a Rede Observatório do Brasil e dos paíse Andinos, além de impulsionar o desenvolvimento dos observatórios e ajudar a formar redes colaborativas para o desenvolvimento dos recursos humanos em saúde”, explicou.

Outro ponto importante para Girardi são as formas de pesquisa da Estação. “A EPSM é a única, da Rede de Observatórios, a fazer pesquisas telefônicas, nossa produção é intensa, com uso de metodologias, grupo focal e integração de bases de dados, a reunião é uma boa oportunidade de mostrar como fazemos pesquisas na área de mercado de trabalho e da gestão dos serviços de saúde em todo o Brasil”, destacou. Outro projeto do Nescon que também será apresentado aos visitantes é o BH Vida, uma experiência de formação de equipes de atenção primária e PSF, coordenada pela pesquisadora Veneza Berenice de Oliveira.

No encontro também serão discutidos os planos diretores dos Observatórios dos países andinos, propostas de formação de investigadores de recursos humanos em saúde, criação de redes de páginas Web dos Observatórios utilizando a experiência do Brasil, além de acordos de trabalho sobre conteúdos, acompanhamento técnico e financiamento.

Participam da reunião representantes da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) de Washington, Peru e Brasil, além dos representantes dos observatórios dos países Andinos, do Ministério da Saúde do Brasil e do Observatório do Nescon. A Reunião dos Observatórios de Recursos Humanos dos Países Andinos e Chile, tem apoio da OPAS.

Comunicação Nescon
Redação: Zirlene Lemos- Jornalista
(31) 3248-9673 nescon@medicina.ufmg.br