Em sua retrospectiva da saúde de 2019, o programa de rádio Saúde com Ciência abordou, entre outros eventos de notoriedade para a saúde nacional, o fim do Programa Mais Médicos para o Brasil, encerrado no início de 2019. As vagas já preenchidas serão mantidas pelo tempo de contrato, que é de três anos, mas novos editais não serão lançados.
O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG, e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. O programa é veiculado de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h, na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM).
Confira abaixo o resumo da retrospectiva.
Fim dos Mais Médicos
O Programa Mais Médicos para o Brasil, nacionalmente conhecido apenas como Mais Médicos, tinha o objetivo levar médicos para áreas e regiões mais distantes do país. Criado em 2013, o programa também se caracterizava pela participação de médicos cubanos. No entanto, no início de 2019, o governo brasileiro decidiu encerrar o programa e substituí-lo por um novo. Também passou a ser exigida a validação de diplomas de médicos estrangeiros. Com isso, Cuba encerrou a parceria com o Brasil e retirou seus profissionais do país.
De acordo com Rodrigo Penha, professor do curso de Medicina da Universidade Federal de São João Del Rei, como consequência do fim dos Mais Médicos percebe-se a não reposição de médicos após a saída dos profissionais cubanos e a insatisfação da população com médicos que não estão adequados à atenção primária ou com a região em que está trabalhando. Dessa forma, os pacientes começaram a aceitar novamente atendimentos que fogem dos requisitos do Mais Médicos.
No último dia 18 de dezembro, foi a sancionada a lei do novo programa do governo federal, o Médicos Pelo Brasil, que visa ampliar a oferta de médicos no país, após a saída dos profissionais cubanos. Ainda não se tem informações detalhadas sobre o funcionamento desse novo projeto, mas professores e profissionais da saúde se mostram receosos com as dúvidas e incertezas que permeiam o programa. Dentre elas, destacam-se o aumento da carga horária e a viabilidade de médicos brasileiros reporem as vagas desocupadas com o término do Mais Médicos.
Retrospectiva da Saúde 2019
Além do Programa Mais Médicos para o Brasil, a Retrospectiva da Saúde 2019 abordou outros acontecimentos notórios, como a aprovação da venda de produtos à base de Cannabis pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); acontecimentos ambientais como as queimadas da Amazônia e o rompimento da barragem de Brumadinho; os avanços no tratamento do câncer de mama e do pé diabético.
Confira aqui a retrospectiva na íntegra. Os cinco programas de rádio da retrospectiva podem ser ouvidos clicando aqui.