Secretaria Executiva da UNASUS apresenta relatório de institucionalização e corpo técnico

Publicado em Diversos - 18 de Fevereiro de 2011

A  Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) apresentou mais um avanço em fevereiro. Na última quarta-feira, recebeu representantes da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), da Organização Pan-americana de Saúde  e  da FIOCRUZ para apresentação do Relatório de institucionalização da Secretaria-Executiva da UNA-SUS, da equipe de trabalho e das instalações físicas. O encontro aconteceu na sede da FIOCRUZ, em  Brasília.

O secretário executivo do UNA-SUS, professor  Francisco Eduardo de Campos, destacou a importância de  processos de formação dos profissionais da saúde que ocorreram no passado, para balizar a criação da UNA-SUS.

O representante da OPAS e membro da comissão de institucionalização da Secretaria Executiva, José Paranaguá de Santana, apresentou o relatório elaborado pela comissão que registrou a síntese das atividade da comissão como a proposição da estrutura, implantação e adaptação das instalações físicas, contratação de consultores e sistematização do termo de referência.  Segundo Santana, a expectativa é que  o relatório possa subsidiar o desenvolvimento e a continuidade dos trabalhos da UNA-SUS.

O secretário da SGTES, Milton Arruda, destacou que a UNA-SUS é importante no processo de formação dos trabalhadores,  pois pretende capacitar os profissionais da saúde, também em temas prioritários do MS. “A UNA-SUS deve, além de mapear as demandas dos temas prioritários junto às universidades e escolas parceiras, buscar novas instituições que possam aumentar a participação na rede. Dessa forma, com o profissional melhor qualificado, podemos garantir ao usuário do SUS o acesso humanizado e de qualidade”, ressaltou.

Leia o documento AQUI

Veja fotos do evento AQUI