Secretário de Atenção à Saúde inaugura 9ª edição do CEABSF

Publicado em Diversos - 1 de Março de 2013

Na próxima segunda-feira, 4 de março, será dada a largada para mais uma edição do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF). A primeira aula de 2013 será aberta pelo Secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, que dará as boas-vindas aos 466 alunos que ingressarão na especialização, além de destacar a relevância do processo de qualificação permanente para o trabalhador que atua no Sistema Único de Saúde (SUS).

A solenidade – que será realizada às 14 horas, no 6º andar da Faculdade de Medicina da UFMG – contará também com a presença do reitor da UFMG, Clélio Campolina, representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, da diretoria da Faculdade de Medicina da UFMG, do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon), entre outros convidados.

Aberta a comunidade, a cerimônia será transmitida também online.

Por meio de parceria estabelecida como Ministério da Saúde, esta, que é a 9ª edição do CEABSF, teve vagas reservadas exclusivamente a médicos do Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica (PROVAB). Para o diretor do Nescon, Edison Correa, trata-se de um momento peculiar de articulação política em prol da melhoria da qualidade da Atenção Primária no Brasil. “Universidades, autoridades municipais e federais estão se unindo, nesse momento, não apenas para levar o médico onde hoje ele falta no país – que o que se pretende com o PROVAB – mas também para entregar um profissional em constante aperfeiçoamento, atento às necessidades da população do local em que ele vai trabalhar”, destaca.

PROVAB e UFMG

O Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) foi criado em setembro de 2011 pelo Ministério da Saúde visando de disponibilizar profissionais de saúde para as localidades do país de maior vulnerabilidade, como áreas de extrema pobreza e periferias das regiões metropolitanas, populações ribeirinhas, quilombolas e indígenas.

Pelo Provab, o Ministério contrata um médico por pelo menos um ano, e oferece a ele uma bolsa de R$ 8 mil reais pelo cumprimento de 32 horas semanais de atividades práticas nas unidades básicas de 8 horas de atividades acadêmicas semipresenciais oferecidas gratuitamente em cursos da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

O Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família – desenvolvido por meio do Programa Ágora, do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da UFMG – insere-se nesse contexto. Gratuito, o curso este semestre ofereceu 600 vagas em parceria com as federais de Alfenas e do Triângulo Mineiro para os médicos selecionados para o PROVAB em Minas Gerais. A formação é uma especialização lato sensu ministrada a distância com um encontro presencial por mês em 11 polos de apoio à educação superior nos municípios de Bom Despacho, Buritis, Confins, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Formiga, Lagoa Santa, Montes Claros, Pompeu, Uberaba e Campos Gerais.

CEABSF em números

Financiado pelo Ministério da Saúde, o CEABSF já qualificou 1097 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas e educadores físicos. Desde sua primeira edição, em 2008, a especialização já abriu 2925 vagas, e mantém outros 1444 em formação. Trata-se do programa com maior contingente de profissionais qualificados para a Atenção Primária no País.