Seis mil pessoas lotam Mostra de Saúde da Família

Publicado em Notícias - 6 de agosto de 2008

“Um mar de gente”, esta sem dúvida é a melhor definição para as mais de 6 mil pessoas que enchem os corredores do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, espaço que até a próxima sexta-feira, abriga a III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família. Nesse mar navegam pesquisadores, gestores, profissionais de saúde e pessoas interessadas em  trocar experiências e discutir os rumos da atenção primária no Brasil.

Só hoje foram 66 atividades, entre mesas, seminários, cursos, oficinas e apresentações culturais. Na pauta do dia, a mesa-redonda sobre especialização em saúde da família, coordenada por Pedro Gilberto Lima, lotou a sala 02. Participaram da discussão a coordenadora do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF) do Nescon, Mara Vasconcelos, a representante da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, Juliana Braga de Paula e Valéria de Oliveira Monteiro, da Faculdade de Enfermagem da UFRJ.

Vasconcelos apresentou a experiência do CEABSF de oferta em larga escala, são 400 vagas em curso e mais 400 ainda para este semestre. “Acredito que essa corrida para capacitação se deva a alguns fatores como mudança de uma prática no modelo assistencial aliada ao desejo do próprio profissional em se capacitar para reorientar a abordagem de suas práticas nos serviços” destacou.

Braga acrescentou que a educação permanente deve ser a tônica da formação profissional em saúde. “Esses profissionais precisam estar em constante atualização e ter em mente que os serviços de saúde são produtores de conhecimentos”, ressaltou. Encerrando as apresentações, Valéria apresentou indicadores de uma avaliação de cursos de especialização em saúde da família e foi aberto espaço de debate com esclarecimento de várias questões sobre as três experiências demonstradas.

Para amanhã, um dos eventos que aprofundará a capacitação e qualificação do profissional de saúde é a mesa formação e educação permanente na atenção primária em saúde: um profissional qualificado da qual participam Francisco Eduardo Campos, Secretário da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Igor Svab, presidente da Wonca Europa, Maria Celeste Morita, da Universidade Estadual de Londrina, Verónica behn, da Universidad de Cincepción (Chile) e Mubashar Sheik, da Organização Mundial de Saúde (veja a programação).

Além da mostra, acontecem, no mesmo local, o IV Seminário Internacional de Atenção Primária/ Saúde da Família e o III Concurso Nacional de Experiências em Saúde da Família. Para o seminário estão previstas cinco mesas redondas, com convidados da Inglaterra, Canadá, Bélgica, Colômbia, Chile e México. A idéia é trocar experiências exitosas de modelos desenvolvidos em outros países com o Brasil.

(31) 3409-9673 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br