Seminário Nacional sobre Institucionalização da Avaliação em Saúde

Publicado em Notícias - 19 de Abril de 2010

A Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva  – Abrasco –  e o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) promovem, no dia 27 de maio, em Recife, o Seminário Nacional sobre Institucionalização da Avaliação em Saúde. O evento, apoiado pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP), por intermédio do Departamento de Monitoramento e Avaliação da Gestão do SUS, está sendo organizado em conjunto pelo GT Monitoramento e Avaliação de Programas e Políticas de Saúde da Abrasco pelo Grupo de Estudos de Gestão e Avaliação em Saúde da Diretoria de Pesquisas do IMIP.

Na ocasião o Prof. Luiz Augusto Facchini, presidente da Abrasco, coordenará o painel Cooperação Academia & Gestão para o Fortalecimento das Práticas Avaliativas no SUS. Também faz parte da programação a conferência Desafios das Organizações da Administração Pública para a Institucionalização da Avaliação nos Sistemas de Saúde, a ser proferida pelo Prof. Jean-Louis Denis, Titular da Cátedra Gouverne et la Transformation des Organismes de Santé do Departamento de Administração em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade de Montreal. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas na Secretaria da Diretoria de Pesquisas do Instituto telefone (81) 2122-4702 ou pelo e-mail pesquisa@imip.org.br .

Sobre o GT de Avaliação da Abrasco

Produto de um desenvolvimento recente do campo da avaliação em saúde no País, o Grupo Técnico de Monitoramento e Avaliação de Programas e Políticas de Saúde da ABRASCO visa captar avanços e expansões no meio acadêmico e na prática dos serviços de saúde que gerem acúmulo de conhecimento técnico-científico e de experiências, por meio de duas frentes: a identificação, contribuição metodológica e  construção de alternativas de desenhos para pesquisas avaliativas e o fortalecimento da avaliação como instrumento ou mecanismo de gestão e tomada de decisão. Com esses seminários e congressos, a entidade busca contribuir com o aperfeiçoamento dos grupos de trabalhadores inseridos nas instituições de saúde do País, por meio da participação de instituições, pesquisadores e técnicos.
Fonte: Abrasco