Seminário sobre sistemas de saúde na América Latina traz Camilo Cid Pedraza ao Brasil

Publicado em Diversos - 11 de dezembro de 2014

O Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro vai realizar  na terça-feira dia 16 de dezembro, o Seminário “Desafios dos Sistemas de Saúde na América Latina: o caso do Brasil e do Chile” com a participação de Camilo Cid Pedraza e Rafael Caviedes Dupra. Da Abrasco: Ligia Bahia e Adolfo Horacio Chorny participarão como debatedores. As palestras contam ainda com a participação do Henri Jouval, do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS) como debatedor.

Camilo é doutor em Economia e professor do Departamento de Saúde Pública da Universidade Católica do Chile, ele preside a Comissão presidencial para o estudo: Proposta de Novo Regime Jurídico para o sistema privado de saúde no Chile, apresentada em abril de 2014 pela presidente chilena Michelle Bachelet e é este projeto de reforma, que será o tema da palestra do professor Camilo Cid Pedraza, logo pela manhã às 09h00.

À tarde, “A privatização dos cuidados à saúde na America Latina no contexto de reformas no século XXI” é o assunto que o Diretor Executivo da Associação das Instituciones de Salud Previsional (ISAPREs) – Rafael Caviedes Dupra, vai abordar.

Confira aqui o arquivo em PDF do Estudio y Propuesta de un Nuevo Marco Jurídico para el Sistema Privado de Salud  e ainda o relatório entregue à Michelle Bachelet em outubro deste ano.

Programação:

Seminário “Desafios dos sistemas de saúde na América Latina: O caso do Brasil e do Chile”
Data: 16/12/2014
Hora: 9h00 as 17h00
Local: IESC/UFRJ
Endereço: Av. Horácio Macedo S/n° – Próximo à Prefeitura Universitária. Rio de Janeiro/RJ.

09:00 -10:30

Palestra: O Projeto de reforma  elaborado pela Comissão presidencial para o estudo: Proposta de Novo Regime Jurídico para o sistema privado de saúde no Chile. Palestrante convidado:  Camilo Cid Pedraza – Prof° no Departamento de Saúde Pública da Universidade Católica do Chile. Presidente da Comissão Presidencial. A seguir haverá Debate até 12h30 com moderação de Maria José Luzuriaga e Henri  Jouval.

14:00 – 15h00

Palestra: A privatização dos cuidados à saúde na America Latina no contexto de reformas no século XXI. Palestrante convidado: Rafael Caviedes Dupra – Diretor Executivo da Associação das  Instituciones de Salud Previsional (ISAPREs). A seguir haverá Debate com participação de Leandro Tavares –  Diretor ANS, Ligia Bahia-  Abrasco/UFRJ e Adolfo Horacio  Chorny –  Abrasco/Fiocruz.

Redação: Abrasco